sicnot

Perfil

Desporto

Leicester faz o pleno das primeiras páginas dos jornais ingleses

GALERIA DE FOTOS

O "milagre" de Leicester City, que ontem se sagrou campeão da primeira liga inglesa de futebol pela primeira vez em 132 anos de história, faz hoje quase o pleno das primeiras páginas da imprensa britânica.

O Daily Telegraph celebra "os homens milagre de Leicester coroados campeões" com um suplemento de oito páginas, enquanto o Times descreve o feito como um "conto de fadas".

A reação da imprensa reflete o estado de espírito dos britânicos, cuja maioria passou a apoiar o clube de Claudio Ranieri quando se tornou mais evidente a hipótese de vencerem todos os "grandes" que habitualmente disputam o título.

O tablóide The Sun titula "Blue Done it" [Os Azuis Conseguiram], uma referência não à cor do equipamento do Leicester City, mas também ao Chelsea, cujo empate 2-2 com o Tottenham Hotspur deitou por terra a possibilidade de os "Spurs" ainda alcançarem o primeiro lugar da tabela.

A duas jornadas do fim, os 'foxes' somam 77 pontos, contra 70 do Tottenham, que deixou de ter hipóteses matemáticas de chegar ao título e que tem agora o Arsenal, terceiro classificado, a apenas três pontos. O Manchester City é quarto, com 64.

A fotografia da manchete mostra os jogadores do clube a festejar em casa do avançado Jamie Hardy, onde os jogadores do Leicester assistiram à partida entre os rivais londrinos que confirmou o primeiro título da história dos "Foxes", o nome pelo qual é conhecido o Leicester City.

A edição britânica do diário Metro titula "Zero a Heróis" [Zeroes to Heroes], resumindo o trajeto fulgurante da equipa sem estrelas de grande gabarito e que começou a competição com poucas aspirações para além da permanência no principal escalão do futebol inglês.

O jornal i refere que o Leicester são os "campeões do 5000-1", uma referência às probabilidades que as casas de apostas britânicas ofereciam em setembro à hipótese de o Leicester City de facto ser campeão, enquanto a edição britânica do Metro diz que passaram de "Zeros a Heróis" [Zeroes to Heroes].

Já o Guardian faz uma abordagem diferente, colocando na primeira página uma imagem do rei Ricardo III, cujo esqueleto foi encontrado em 2013 em Leicester e onde permanece em exposição, atraindo milhares de visitantes.

Um dos jornalistas do jornal faz uma reinterpretação do discurso da peça de Shakespeare "Ricardo III", começando assim: "O Inverno do nosso descontentamento foi convertido agora em glorioso verão por este campeonato?".

Lusa

  • Leicester, o improvável (e eufórico) campeão inglês
    2:55

    Desporto

    O feito histórico em Inglaterra aconteceu e o Leicester City sagrou-se campeão de futebol pela primeira vez . Apesar dos festejos oficiais estarem guardados para o fim do campeonato, milhares de adeptos saíram à rua numa celebração espontânea que entupiu a cidade de Leicester. A reportagem é dos enviados da SIC, João Tiago e Rui do Ó.

  • Título do Leicester "é inacreditável", diz Vardy

    Desporto

    O avançado James Vardy, melhor marcador do Leicester, afirmou que o título de campeão inglês de futebol conquistado esta segunda-feira "é inacreditável" e o maior feito da história do clube. Vários jogadores juntaram-se em casa de Vardy para assistir ao empate do Tottenham com o Chelsea. O momento foi registado em vídeo e correu mundo via Twitter (veja o vídeo mais abaixo nesta página).

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O perfil dos novos ministros
    3:22

    País

    Pedro Siza Vieira e Eduardo Cabrita são os dois novos ministros que tomam posse no próximo sábado. Ambos têm uma particularidade: são amigos de longa data do primeiro-ministro António Costa.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.

  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC