sicnot

Perfil

Desporto

PJ investiga transferências de jogadores russos da U.Leiria

PJ investiga transferências de jogadores russos da U.Leiria

A Policia Judiciária de Leiria fez buscas nas SAD da União de Leiria Sporting, Benfica e SC Braga, mas o alvo da operação é a SAD do Leiria. A Operação Matrioskas investiga a venda de jogadores. As autoridades constituiram, até ao momento, seis arguidos.

As buscas começaram cedo e em simultâneo. Os inspetores da Judiciária procuraram documentos relativos á transfêrencia de jogadores russos que jogam nas equipas B.

A operação, a que a PJ deu o nome de Matrioskas, investiga a venda de jorgadores do Leiria ao Benfica, Sporting e Sporting de Braga. Incide apenas em negócios feitos nos últimos dois anos pela nova SAD do clube leiriense, que é presidida por um cidadão de nacionalidade russa. Há suspeitas de que o dinheiro das transferências possa ter passado por um pais do Báltico.

Em comunicado, a Judiciária adianta que "a investigação desenvolve-se desde o início de 2015, tendo por objeto a presumível prática de crimes de branqueamento, fraude fiscal, falsificação de documentos e associação criminosa por parte de cidadãos nacionais e estrangeiros, correlacionados com a atividade desportiva".

A PJ acrescenta que "as diligências, materializadas nas regiões de Leiria, Lisboa e Braga, mediante execução de 22 buscas domiciliárias e não domiciliárias, permitiram apreender material com relevante interesse probatório e subsequente constituição de pessoas individuais e coletivas como arguidas".

O alvo das investigaçãoes é a nova SAD do Leiria. A SIC sabe que não há suspeitas em relação ao Benfica, Sporting ou Sporting de Braga.

Em causa estarão os crimes de falsificação de documentos, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

A operação está a cargo da Policia Judiciária de Leiria, mas também há inspetores da Unidadade Nacional de Combate à Corrupção envolvidos nas buscas.

Última atualização às 15:00

  • "O Brasil não parou e não vai parar"
    1:33

    Mundo

    O Presidente do Brasil diz ter condições para continuar à frente do Palácio do Planalto. Num vídeo publicado no Twitter, Michel Temer garante que o país não parou, nem vai parar, mas há uma nova gravação que pode comprometer o futuro do chefe de Estado.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00