sicnot

Perfil

Desporto

PJ investiga transferências de jogadores russos da U.Leiria

PJ investiga transferências de jogadores russos da U.Leiria

A Policia Judiciária de Leiria fez buscas nas SAD da União de Leiria Sporting, Benfica e SC Braga, mas o alvo da operação é a SAD do Leiria. A Operação Matrioskas investiga a venda de jogadores. As autoridades constituiram, até ao momento, seis arguidos.

As buscas começaram cedo e em simultâneo. Os inspetores da Judiciária procuraram documentos relativos á transfêrencia de jogadores russos que jogam nas equipas B.

A operação, a que a PJ deu o nome de Matrioskas, investiga a venda de jorgadores do Leiria ao Benfica, Sporting e Sporting de Braga. Incide apenas em negócios feitos nos últimos dois anos pela nova SAD do clube leiriense, que é presidida por um cidadão de nacionalidade russa. Há suspeitas de que o dinheiro das transferências possa ter passado por um pais do Báltico.

Em comunicado, a Judiciária adianta que "a investigação desenvolve-se desde o início de 2015, tendo por objeto a presumível prática de crimes de branqueamento, fraude fiscal, falsificação de documentos e associação criminosa por parte de cidadãos nacionais e estrangeiros, correlacionados com a atividade desportiva".

A PJ acrescenta que "as diligências, materializadas nas regiões de Leiria, Lisboa e Braga, mediante execução de 22 buscas domiciliárias e não domiciliárias, permitiram apreender material com relevante interesse probatório e subsequente constituição de pessoas individuais e coletivas como arguidas".

O alvo das investigaçãoes é a nova SAD do Leiria. A SIC sabe que não há suspeitas em relação ao Benfica, Sporting ou Sporting de Braga.

Em causa estarão os crimes de falsificação de documentos, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

A operação está a cargo da Policia Judiciária de Leiria, mas também há inspetores da Unidadade Nacional de Combate à Corrupção envolvidos nas buscas.

Última atualização às 15:00

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.