sicnot

Perfil

Desporto

PJ investiga transferências de jogadores russos da U.Leiria

PJ investiga transferências de jogadores russos da U.Leiria

A Policia Judiciária de Leiria fez buscas nas SAD da União de Leiria Sporting, Benfica e SC Braga, mas o alvo da operação é a SAD do Leiria. A Operação Matrioskas investiga a venda de jogadores. As autoridades constituiram, até ao momento, seis arguidos.

As buscas começaram cedo e em simultâneo. Os inspetores da Judiciária procuraram documentos relativos á transfêrencia de jogadores russos que jogam nas equipas B.

A operação, a que a PJ deu o nome de Matrioskas, investiga a venda de jorgadores do Leiria ao Benfica, Sporting e Sporting de Braga. Incide apenas em negócios feitos nos últimos dois anos pela nova SAD do clube leiriense, que é presidida por um cidadão de nacionalidade russa. Há suspeitas de que o dinheiro das transferências possa ter passado por um pais do Báltico.

Em comunicado, a Judiciária adianta que "a investigação desenvolve-se desde o início de 2015, tendo por objeto a presumível prática de crimes de branqueamento, fraude fiscal, falsificação de documentos e associação criminosa por parte de cidadãos nacionais e estrangeiros, correlacionados com a atividade desportiva".

A PJ acrescenta que "as diligências, materializadas nas regiões de Leiria, Lisboa e Braga, mediante execução de 22 buscas domiciliárias e não domiciliárias, permitiram apreender material com relevante interesse probatório e subsequente constituição de pessoas individuais e coletivas como arguidas".

O alvo das investigaçãoes é a nova SAD do Leiria. A SIC sabe que não há suspeitas em relação ao Benfica, Sporting ou Sporting de Braga.

Em causa estarão os crimes de falsificação de documentos, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

A operação está a cargo da Policia Judiciária de Leiria, mas também há inspetores da Unidadade Nacional de Combate à Corrupção envolvidos nas buscas.

Última atualização às 15:00

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.