sicnot

Perfil

Desporto

UEFA elege José Gomes como um dos 16 jogadores a seguir no Europeu de sub-17

A UEFA considera o atacante português José Gomes como um dos 16 jogadores a seguir durante o Campeonato da Europa de sub-17, que começa hoje no Azerbaijão.

© Charles Platiau / Reuters

O jogador do Benfica, na listagem hoje anunciada, é descrito como "um atacante produtivo que brilhou na edição 2015/16 da UEFA Youth League, contribuindo com sete golos e duas assistências".

No Grupo A, que inclui Portugal, os outros jogadores em destaques são o médio Farid Nabiyev (Azerbaijão), o guarda-redes Mile Svilar (Bélgica) e Liam Burt (Escócia), um médio de 15 anos que fez a estreia na primeira equipa do Rangers, a 01 de março, contra o Raith Rovers.

No Grupo B, destaque para Renat Dadachov (Alemanha), com o avançado do Leipzig a aspirar impressionar na terra natal dos seus pais, para o médio Romano Schmid (Áustria) e ainda para o avançado Nedim Hadzic (Bósnia e Herzegovina) e o especialista em bolas paradas Serhiy Buletsa (Ucrânia).

Alban Lafont (França), guarda-redes mais jovem de sempre da Ligue 1, com 16 anos e 310 dias, quando defendeu as cores do Toulouse contra o Nice, em novembro de 2015, é um dos destaques no Grupo C, onde também figuram Jens Odgaard (Dinamarca), Reiss Nelson (Inglaterra), que fez seis golos em outros tantos jogos da fase de apuramento e Joseph Colley (Suécia).

No Grupo D, Moise Kean (Itália), considerado no destaque da UEFA como "a jóia do modelo de formação da Juventus" surge acompanhado de Tahith Chong (Holanda), Dejan Jovelji? (Sérvia) e por Oriol Busquets (Espanha), mais uma promessa dos escalões de formação do Barcelona.

A França é a atual detentora do troféu, enquanto Portugal persegue um título que lhe foge desde 2002/03, abrindo hoje a sua participação na prova defrontando a seleção anfitriã.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

    Em desenvolvimento

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lages
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes. Os passageiros desembarcaram, como registou no Twiiter um jornalista da Al-Jazzera que seguia a bordo. Segundo este depoimento, uma pessoa foi levada para o hospital com problemas cardíacos.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.