sicnot

Perfil

Desporto

Arouca qualifica-se pela primeira vez para as taças europeias de futebol

O Arouca conquistou hoje pela primeira vez na sua história um lugar nas taças europeias de futebol, face ao desaire do Rio Ave (1-3 com o FC Porto), um dia depois da derrota do Paços de Ferreira.

(Arquivo)

(Arquivo)

Lusa

A formação comandada por Lito Vidigal, que se desloca na segunda-feira ao reduto do Estoril-Praia, já garantiu, no mínimo, que acabará o campeonato no sexto lugar, que dá acesso às pré-eliminatórias da Liga Europa.

O conjunto do distrito de Aveiro segue no quinto lugar, com 52 pontos, contra 48 do Paços de Ferreira, derrotado sexta-feira por 4-1 na receção ao Tondela, 47 do Rio Ave e 46 do Estoril-Praia.

O sexto lugar vale um lugar na Liga Europa uma vez que os finalistas da Taça de Portugal são o FC Porto (terceiro colocado, com 70 pontos), que já garantiu um lugar no 'play-off' de acesso à Liga dos Campeões, e o Sporting de Braga (quarto, com 57), certo na fase de grupos da Liga Europa.

O Arouca está a cumprir apenas a terceira presença na I Liga, sendo que já garantiu a sua melhor classificação de sempre, depois do 12.º posto de 2013/14 e do 16.º de 2014/15.

Após 32 encontros, os arouquenses somam 13 vitórias, incluindo uma sobre o Benfica (1-0, em Aveiro) e outra face ao FC Porto (2-1, no Dragão), 13 empates e seis derrotas, com 44 golos marcados e 35 sofridos.

O Sporting (dois desaires) e o líder Benfica (quatro) são as únicas equipas que perderam menos vezes do que a equipa de Lito Vidigal.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.