sicnot

Perfil

Desporto

Construção da Aldeia Olímpica do Rio 2016 está suspensa por inspeção

A construção da Aldeia Olímpica do Rio2016 foi hoje suspensa pela inspeção do trabalho, que detetou irregularidades nas condições de trabalho e segurança do local.

© Ricardo Moraes / Reuters

Entre os problemas apontados está o desrespeito pela indicação da Inspeção do trabalho do Estado do Rio de Janeiro de suspender uma escavação no último fim de semana.

"Para nós, isso constitui um desrespeito absurdo pela segurança dos trabalhadores. Os trabalhos já tinham sido suspensos, porque havia um risco de desmoronamento e de morte dos trabalhadores", explicou Robson Leite, responsável pela entidade, ao canal de notícias da Globo.

Os trabalhos de dotação do sistema de transmissão televisiva no parque olímpico foram também parados.

"Há uma falta de proteção dos trabalhadores", precisou Robson Leite, que encontrou falhas em outros setores do estaleiro, como riscos de queda ou de projeção de materiais.

11 operários (13 contando com construções relacionadas) perderam a vida nas obras dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro desde 2013.

Lusa

  • Vídeo mostra passagem da carrinha a alta velocidade nas Ramblas
    0:33

    Ataque em Barcelona

    O jornal espanhol El Pais divulgou hoje  as primeiras imagens da carrinha que matou 13 pessoas e feriu mais de 100 em Barcelona. O vídeo foi registado por  uma câmara de videovigilância de um museu nas Ramblas. Mostra pessoas a desviarem antes da passagem rápida da carrinha branca. Esta terá sido a parte final do percurso feito pelo veículo.

  • Castelo Branco aposta na cultura para preservar raízes e fomentar turismo
    5:26

    SIC 25 Anos

    Com perto de 200 mil habitantes, o distrito de Castelo Branco luta para criar projetos diferenciadores para atrair e ancorar a população. O desemprego tem vindo a baixar, numa região fortemente envelhecida. A capital do distrito aposta na cultura para preservar as raízes e fomentar o turismo, e a Universidade da Beira Interior tem cada vez mais alunos estrangeiros.