sicnot

Perfil

Desporto

Construção da Aldeia Olímpica do Rio 2016 está suspensa por inspeção

A construção da Aldeia Olímpica do Rio2016 foi hoje suspensa pela inspeção do trabalho, que detetou irregularidades nas condições de trabalho e segurança do local.

© Ricardo Moraes / Reuters

Entre os problemas apontados está o desrespeito pela indicação da Inspeção do trabalho do Estado do Rio de Janeiro de suspender uma escavação no último fim de semana.

"Para nós, isso constitui um desrespeito absurdo pela segurança dos trabalhadores. Os trabalhos já tinham sido suspensos, porque havia um risco de desmoronamento e de morte dos trabalhadores", explicou Robson Leite, responsável pela entidade, ao canal de notícias da Globo.

Os trabalhos de dotação do sistema de transmissão televisiva no parque olímpico foram também parados.

"Há uma falta de proteção dos trabalhadores", precisou Robson Leite, que encontrou falhas em outros setores do estaleiro, como riscos de queda ou de projeção de materiais.

11 operários (13 contando com construções relacionadas) perderam a vida nas obras dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro desde 2013.

Lusa

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Venda do Novo Banco terá que ser negociada em Bruxelas
    0:43

    Economia

    A venda do Novo Banco vai ter que ser negociada com Bruxelas, uma vez que o Lone Star planeia agora ficar com 65% da instituição, obrigando o Estado a manter uma posição no banco. O ministro das Finanças lembra que esta também era uma possibilidade mas salienta que o assunto está nas mãos do Banco de Portugal.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Primeiro-ministro sueco "surpreendido" com as declarações de Trump
    0:53

    Mundo

    O primeiro-ministro sueco ficou surpreendido com as declarações de Donald Trump, que, no fim de semana, se referiu a um suposto ataque terrorista no país escandinavo, relacionado com a imigração. Stefan Löfven fala na responsabilidade de usar os factos correctamente e diz que é preciso verificar a informação que é divulgada.

  • Angelina emociona-se ao falar da separação de Brad Pitt
    1:25
  • Modelo obrigada a prometer que não volta a arriscar a vida numa sessão fotográfica
    1:46