sicnot

Perfil

Desporto

Berlusconi em negociação com chineses para venda do AC Milan

A holding da família Berlusconi, a Fininvest, proprietária do AC Milan, revelou hoje estar em "negociações exclusivas" há um mês com "investidores chineses" a fim de vender o clube italiano de futebol.

© Tony Gentile / Reuters

"A Fininvest chegou a um acordo de exclusividade por um período (um mês) com um grupo de investidores chineses para a venda de uma participação do AC Milan", disse a holding em comunicado, sem especificar a identidade dos potenciais parceiros.

Segundo a imprensa italiana, as negociações dizem respeito à venda imediata de 70% das ações do clube e uma compra, no prazo de um ano, dos restantes 30%: nesta transação, o clube estará avaliado em cerca de 700 milhões de euros (ME).

De acordo com um porta-voz da Fininvest, em declarações à agência AFP, o acordo é "não vinculativo", pelo que ambas as partes não estão obrigadas a um acordo final.

Se a transferência de ações do clube milanês não for consumada, a Fininvest negociará com outros potenciais investidores.

A comunicação social transalpina refere que Jack Ma, um dos homens mais ricos do mundo e fundador do gigante de vendas online Alibaba, será o comprador, numa operação que envolveria igualmente o grupo imobiliário Evergrande Real Estate, já no mundo do futebol através do clube chinês Guangzhou Evergrande.

Na sexta-feira, em mensagem de vídeo, o presidente do AC Milan, Silvio Berlusconi, falou da possível venda do clube, referindo que preferia deixá-lo em "mãos italianas".

Em 2015, Berlusconi, antigo primeiro-ministro de Itália, já tinha iniciado negociações para a venda do clube com o tailandês Bee Taechaubol, mas o processo não evoluiu: tinham assinado um pré-acordo para a venda de 48% do clube por 480 ME.

O valor foi considerado exagerado pela maioria dos observadores e a data limite para a assinatura definitiva do acordo foi adiada várias vezes, não tendo sido concretizado.

O AC Milan venceu a Liga dos Campeões por sete vezes e foi campeão italiano em 18 ocasiões.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.