sicnot

Perfil

Desporto

Berlusconi em negociação com chineses para venda do AC Milan

A holding da família Berlusconi, a Fininvest, proprietária do AC Milan, revelou hoje estar em "negociações exclusivas" há um mês com "investidores chineses" a fim de vender o clube italiano de futebol.

© Tony Gentile / Reuters

"A Fininvest chegou a um acordo de exclusividade por um período (um mês) com um grupo de investidores chineses para a venda de uma participação do AC Milan", disse a holding em comunicado, sem especificar a identidade dos potenciais parceiros.

Segundo a imprensa italiana, as negociações dizem respeito à venda imediata de 70% das ações do clube e uma compra, no prazo de um ano, dos restantes 30%: nesta transação, o clube estará avaliado em cerca de 700 milhões de euros (ME).

De acordo com um porta-voz da Fininvest, em declarações à agência AFP, o acordo é "não vinculativo", pelo que ambas as partes não estão obrigadas a um acordo final.

Se a transferência de ações do clube milanês não for consumada, a Fininvest negociará com outros potenciais investidores.

A comunicação social transalpina refere que Jack Ma, um dos homens mais ricos do mundo e fundador do gigante de vendas online Alibaba, será o comprador, numa operação que envolveria igualmente o grupo imobiliário Evergrande Real Estate, já no mundo do futebol através do clube chinês Guangzhou Evergrande.

Na sexta-feira, em mensagem de vídeo, o presidente do AC Milan, Silvio Berlusconi, falou da possível venda do clube, referindo que preferia deixá-lo em "mãos italianas".

Em 2015, Berlusconi, antigo primeiro-ministro de Itália, já tinha iniciado negociações para a venda do clube com o tailandês Bee Taechaubol, mas o processo não evoluiu: tinham assinado um pré-acordo para a venda de 48% do clube por 480 ME.

O valor foi considerado exagerado pela maioria dos observadores e a data limite para a assinatura definitiva do acordo foi adiada várias vezes, não tendo sido concretizado.

O AC Milan venceu a Liga dos Campeões por sete vezes e foi campeão italiano em 18 ocasiões.

Lusa

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.

  • Acidentes em falésias matam 94 pescadores lúdicos

    País

    Mais de 90 pescadores lúdicos morreram nos últimos 19 anos e 137 ficaram feridos em 252 acidentes registados em zona rochosa ou em falésia, a maioria na zona de Lagos, Faro, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35

    País

    A data para as próximas eleições autárquicas já gerou consenso. 1 de outubro é a data pedida pelos vários partidos ouvidos esta segunda-feira por António Costa. Na próxima quinta-feira, no Conselho de Ministros, o dia de ir às urnas vai ser escolhido.