sicnot

Perfil

Desporto

Renato Sanches é a transferência mais cara de um português para o estrangeiro

Renato Sanches, adquirido hoje pelo Bayern Munique, que pagou 35 milhões de euros ao Benfica, protagonizou a transferência mais cara de sempre de um português para o estrangeiro.

4. Renato Sanches, 35 milhões de euros + 45 variáveis (do Benfica para o Bayern Munique)

4. Renato Sanches, 35 milhões de euros + 45 variáveis (do Benfica para o Bayern Munique)

(LUSA/ Arquivo)

O jovem médio, de 18 anos, foi também a sexta transferência mais valiosa do campeonato português, num ranking liderado pelo avançado brasileiro Hulk, que o FC Porto venceu aos russos do Zenit por 60 milhões.

Renato Sanches, que poderá ainda valer mais 45 milhões de euros por objetivos, é agora o português mais caro de sempre, acima de Fábio Coentrão e Ricardo Carvalho, vendidos por 30 milhões de euros do Benfica (2010/11) e FC Porto (04/05), respetivamente.

Em termos globais, os valores despendidos pelos bávaros colacam Renato Sanches no sexto posto, ao lado do colombiano Jackson Martinez, vendido pelo FC Porto aos espanhóis do Atlético de Madrid também por 35 milhões de euros.

A mais cara transferência a partir do futebol português continua a ser o brasileiro Hulk, que mudou do FC Porto para o Zenit de São Petersburgo, por um montante de 60 milhões de euros, dos quais 40 conforme os critérios da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários e os restantes 20 contabilizados como responsabilidades financeiras portistas assumidas pelo emblema russo.

No top 5 estão ainda o francês Mangala (54 milhões de euros), o colombiano Radamel Falcao (47 milhões de euros) e James Rodriguez (45 milhões de euros), todos ex-FC Porto, e o belga Witsel (40 milhões de euros), ex-Benfica.

Renato Sanches chegou à equipa principal do Benfica durante a presente temporada, contando dois golos em 34 jogos, depois de ter cumprido a formação no emblema encarnado, proveniente do Águias da Musgueira.

Aos 18 anos, o médio já vestiu duas vezes a camisola da seleção e tinha renovado, em dezembro de 2015, o seu contrato com o Benfica até junho de 2021, com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.

No seu sítio oficial na Internet, o Bayern Munique, tetracampeão alemão, dá conta da assinatura do contrato por cinco temporadas, depois de Renato Sanches ter cumprido os exames médicos no clube bávaro, na segunda-feira.

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Governo garante que programa de ajuda alimentar será executado em 2017
    2:56

    País

    O Governo não executou o programa europeu que, no ano passado, apoiou 400 mil portugueses e é acusado de ter desperdiçado este ano 28 milhões de euros em ajuda alimentar. O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, garante que o programa será executado em 2017 e que este ano serviu para tomar medidas no sentido dessa implementação.

  • Sol e calor teimam em ficar para o Natal
    1:50

    País

    Com o Natal à porta, o sol teima em ficar um pouco por todo o país. Até a norte as temperaturas estão altas para esta época do ano com o distrito do Porto a rondar os 18 graus.

  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47