sicnot

Perfil

Desporto

Renato Sanches é a transferência mais cara de um português para o estrangeiro

Renato Sanches, adquirido hoje pelo Bayern Munique, que pagou 35 milhões de euros ao Benfica, protagonizou a transferência mais cara de sempre de um português para o estrangeiro.

4. Renato Sanches, 35 milhões de euros + 45 variáveis (do Benfica para o Bayern Munique)

4. Renato Sanches, 35 milhões de euros + 45 variáveis (do Benfica para o Bayern Munique)

(LUSA/ Arquivo)

O jovem médio, de 18 anos, foi também a sexta transferência mais valiosa do campeonato português, num ranking liderado pelo avançado brasileiro Hulk, que o FC Porto venceu aos russos do Zenit por 60 milhões.

Renato Sanches, que poderá ainda valer mais 45 milhões de euros por objetivos, é agora o português mais caro de sempre, acima de Fábio Coentrão e Ricardo Carvalho, vendidos por 30 milhões de euros do Benfica (2010/11) e FC Porto (04/05), respetivamente.

Em termos globais, os valores despendidos pelos bávaros colacam Renato Sanches no sexto posto, ao lado do colombiano Jackson Martinez, vendido pelo FC Porto aos espanhóis do Atlético de Madrid também por 35 milhões de euros.

A mais cara transferência a partir do futebol português continua a ser o brasileiro Hulk, que mudou do FC Porto para o Zenit de São Petersburgo, por um montante de 60 milhões de euros, dos quais 40 conforme os critérios da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários e os restantes 20 contabilizados como responsabilidades financeiras portistas assumidas pelo emblema russo.

No top 5 estão ainda o francês Mangala (54 milhões de euros), o colombiano Radamel Falcao (47 milhões de euros) e James Rodriguez (45 milhões de euros), todos ex-FC Porto, e o belga Witsel (40 milhões de euros), ex-Benfica.

Renato Sanches chegou à equipa principal do Benfica durante a presente temporada, contando dois golos em 34 jogos, depois de ter cumprido a formação no emblema encarnado, proveniente do Águias da Musgueira.

Aos 18 anos, o médio já vestiu duas vezes a camisola da seleção e tinha renovado, em dezembro de 2015, o seu contrato com o Benfica até junho de 2021, com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.

No seu sítio oficial na Internet, o Bayern Munique, tetracampeão alemão, dá conta da assinatura do contrato por cinco temporadas, depois de Renato Sanches ter cumprido os exames médicos no clube bávaro, na segunda-feira.

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.