sicnot

Perfil

Desporto

Renato Sanches é a transferência mais cara de um português para o estrangeiro

Renato Sanches, adquirido hoje pelo Bayern Munique, que pagou 35 milhões de euros ao Benfica, protagonizou a transferência mais cara de sempre de um português para o estrangeiro.

4. Renato Sanches, 35 milhões de euros + 45 variáveis (do Benfica para o Bayern Munique)

4. Renato Sanches, 35 milhões de euros + 45 variáveis (do Benfica para o Bayern Munique)

(LUSA/ Arquivo)

O jovem médio, de 18 anos, foi também a sexta transferência mais valiosa do campeonato português, num ranking liderado pelo avançado brasileiro Hulk, que o FC Porto venceu aos russos do Zenit por 60 milhões.

Renato Sanches, que poderá ainda valer mais 45 milhões de euros por objetivos, é agora o português mais caro de sempre, acima de Fábio Coentrão e Ricardo Carvalho, vendidos por 30 milhões de euros do Benfica (2010/11) e FC Porto (04/05), respetivamente.

Em termos globais, os valores despendidos pelos bávaros colacam Renato Sanches no sexto posto, ao lado do colombiano Jackson Martinez, vendido pelo FC Porto aos espanhóis do Atlético de Madrid também por 35 milhões de euros.

A mais cara transferência a partir do futebol português continua a ser o brasileiro Hulk, que mudou do FC Porto para o Zenit de São Petersburgo, por um montante de 60 milhões de euros, dos quais 40 conforme os critérios da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários e os restantes 20 contabilizados como responsabilidades financeiras portistas assumidas pelo emblema russo.

No top 5 estão ainda o francês Mangala (54 milhões de euros), o colombiano Radamel Falcao (47 milhões de euros) e James Rodriguez (45 milhões de euros), todos ex-FC Porto, e o belga Witsel (40 milhões de euros), ex-Benfica.

Renato Sanches chegou à equipa principal do Benfica durante a presente temporada, contando dois golos em 34 jogos, depois de ter cumprido a formação no emblema encarnado, proveniente do Águias da Musgueira.

Aos 18 anos, o médio já vestiu duas vezes a camisola da seleção e tinha renovado, em dezembro de 2015, o seu contrato com o Benfica até junho de 2021, com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.

No seu sítio oficial na Internet, o Bayern Munique, tetracampeão alemão, dá conta da assinatura do contrato por cinco temporadas, depois de Renato Sanches ter cumprido os exames médicos no clube bávaro, na segunda-feira.

  • Prisão preventiva para marroquino suspeito de apoiar o Daesh

    País

    O juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal impôs esta quinta-feira prisão preventiva ao cidadão marroquino, detido na Alemanha e entregue a Portugal, suspeito de adesão e apoio ao grupo extremista Daesh e recrutamento e financiamento ao terrorismo.

  • "A isto chama-se pura hipocrisia"
    1:13

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho classifica a atuação do Governo na gestão da Caixa Geral de Depósitos como um "manual de cinismo político insuportável", declarações feitas pelo líder do PSD durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa.

  • O momento em que Trump quis ser um camionista

    Mundo

    O Presidente norte-americano Donald Trump reuniu-se esta quinta-feira com representantes da indústria de camionagem. Não é apenas do encontro que lhe falamos, mas principalmente da invulgar receção feita por Trump, que entrou para um camião, fingiu que o conduzia e buzinou... em pleno jardim da Casa Branca.

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27

    Mundo

    Estella Westrick tem apenas três anos, mas já conseguiu chegar aos jornais de todo o mundo, depois de "roubar" o chapéu do Papa. Durante uma visita da família na quarta-feira ao Vaticano, a criança - que não parece estar muito contente no vídeo - foi pegada ao colo por um dos funcionários do Vaticano, que a levou depois até ao Papa. Nesta altura, Estella aproveitou para tirar o solidéu episcopal, arrancando gargalhadas de toda a gente, especialmente do Papa Francisco.