sicnot

Perfil

Desporto

Patrick Ekeng sofria de problemas cardíacos graves

O médio camaronês Patrick Ekeng, que morreu subitamente durante um jogo do campeonato romeno pelo Dínamo de Bucareste, sofria de "problemas cardíacos graves", segundo revelam os primeiros resultados da autópsia conhecidos hoje.

STRINGER

Ekeng padecia de cardiomegalia (coração aumentado), resultante de uma hipertrofia do ventrículo esquerdo, apresentando várias anomalias coronárias, revelou o Instituto Médico-Legal de Bucareste em comunicado.

"Ele tinha problemas cardíacos graves", disse o médico legista Abdo Salem à agência romena Agerpres.

O futebolista de 26 anos, que cumpria a primeira época ao serviço do Dínamo, caiu em campo inanimado sete minutos depois de ter entrado, sem que tenha havido qualquer contacto físico com outro jogador, resultando infrutíferas todas as tentativas feitas para o reanimar.

Patrick Ekeng tinha passado os testes médicos a que foi sujeito em janeiro de 2016 no Instituto Nacional de Medicina Desportiva em Bucareste, que nada revelaram de anormal, segundo a diretora adjunta daquela instituição Simona Nanoveanu, em declarações ao sítio de informação 'Hot News'.

"Todos os exames a que se sujeitou foram bons e revelaram que o jogador estava apto a praticar um desporto de alto nível", afirmou.

O relatório final da autópsia será publicado depois dos resultados dos exames toxicológicos, que serão conhecidos dentro de duas semanas.

Entretanto, o Dínamo decidiu retirar do plantel a camisola com o número 14, que era envergada por Ekeng, e já prometeu que, em caso de vitória na final da Taça da Roménia, frente ao CRF Cluj, na próxima terça-feira, doará o troféu à família do malogrado futebolista.

Lusa

  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.