sicnot

Perfil

Desporto

Tiago Monteiro quer continuar no topo da classificação do WTCC

O português Tiago Monteiro (Honda) assumiu hoje a ambição de continuar nos primeiros lugares do campeonato do mundo de carros de turismo (WTCC), reconhecendo que a segunda posição atual dá sequência à evolução obtida no defeso.

(Arquivo)

(Arquivo)

PAULO DUARTE / AP

"[O segundo lugar] Esperado, sim, mas obviamente que é sempre difícil prever como é que um campeonato vai começar. Os testes mais produtivos desde o início do projeto, há três anos, deixaram-nos bastante confiantes que íamos ter uma evolução real no nosso desempenho", explicou Tiago Monteiro à agência Lusa, à margem da apresentação do canal televisivo Eurosport 2xtra.

No entanto, o piloto natural do Porto reconhece que a tradução dessa evolução em resultados depende do desempenho dos adversários, realçando a obtenção de capacidade para a "luta direta" com os Citroën.

Após quatro das 10 corridas, Tiago Monteiro ocupa o segundo lugar do Mundial de WTCC, com 124 pontos, menos 14 do que o argentino José Maria López (Citroën).

"Todos os pontos são importantes. Há muitos pontos por distribuir, mas todos têm de ser aproveitados. Nesta fase do campeonato, 14 pontos é muito bom, nunca estivemos tão bem a nível de campeonato, por isso temos de continuar nesta direção", frisou Monteiro, que tem como melhores resultados os quintos lugares na competição em 2010 e 2014.

Até ao momento, Tiago Monteiro registou poucas alterações na composição da grelha de partida para as duas corridas, com os resultados da qualificação invertidos até ao 10 lugar para formar a grelha da corrida de sábado, determinando diretamente a composição dos carros no arranque para a corrida de domingo.

"Continua a haver bastante agressividade de toda a gente, incluindo da minha parte, na primeira corrida, porque toda a gente quer, mesmo assim, marcar pontos. Apesar de ser mais importante acabar a primeira corrida para ter o carro em boas condições para a segunda, que será a mais importante, temos na mesma que arriscar muito na primeira, porque é preciso marcar pontos para se poder lutar pelo campeonato", rematou.

A Eurosport apresentou hoje um canal codificado dedicado ao desporto automobilizado e em particular a Fórmula 1, que terá como comentadores os pilotos Tiago Monteiro, António Félix da Costa e Filipe Albuquerque.

O Eurosport 2xtra vai transmitir os Grandes Prémios de Fórmula 1, a partir da etapa de Espanha, no domingo, naquele que é considerado pela estação como o primeiro passo para a localização da Eurosport em Portugal, em contraponto com a emissão globalizada existente até agora.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi o deputado eleito pelo círculo de Braga. Agora vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Esta saída pode colocar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.