sicnot

Perfil

Desporto

Tiago Monteiro quer continuar no topo da classificação do WTCC

O português Tiago Monteiro (Honda) assumiu hoje a ambição de continuar nos primeiros lugares do campeonato do mundo de carros de turismo (WTCC), reconhecendo que a segunda posição atual dá sequência à evolução obtida no defeso.

(Arquivo)

(Arquivo)

PAULO DUARTE / AP

"[O segundo lugar] Esperado, sim, mas obviamente que é sempre difícil prever como é que um campeonato vai começar. Os testes mais produtivos desde o início do projeto, há três anos, deixaram-nos bastante confiantes que íamos ter uma evolução real no nosso desempenho", explicou Tiago Monteiro à agência Lusa, à margem da apresentação do canal televisivo Eurosport 2xtra.

No entanto, o piloto natural do Porto reconhece que a tradução dessa evolução em resultados depende do desempenho dos adversários, realçando a obtenção de capacidade para a "luta direta" com os Citroën.

Após quatro das 10 corridas, Tiago Monteiro ocupa o segundo lugar do Mundial de WTCC, com 124 pontos, menos 14 do que o argentino José Maria López (Citroën).

"Todos os pontos são importantes. Há muitos pontos por distribuir, mas todos têm de ser aproveitados. Nesta fase do campeonato, 14 pontos é muito bom, nunca estivemos tão bem a nível de campeonato, por isso temos de continuar nesta direção", frisou Monteiro, que tem como melhores resultados os quintos lugares na competição em 2010 e 2014.

Até ao momento, Tiago Monteiro registou poucas alterações na composição da grelha de partida para as duas corridas, com os resultados da qualificação invertidos até ao 10 lugar para formar a grelha da corrida de sábado, determinando diretamente a composição dos carros no arranque para a corrida de domingo.

"Continua a haver bastante agressividade de toda a gente, incluindo da minha parte, na primeira corrida, porque toda a gente quer, mesmo assim, marcar pontos. Apesar de ser mais importante acabar a primeira corrida para ter o carro em boas condições para a segunda, que será a mais importante, temos na mesma que arriscar muito na primeira, porque é preciso marcar pontos para se poder lutar pelo campeonato", rematou.

A Eurosport apresentou hoje um canal codificado dedicado ao desporto automobilizado e em particular a Fórmula 1, que terá como comentadores os pilotos Tiago Monteiro, António Félix da Costa e Filipe Albuquerque.

O Eurosport 2xtra vai transmitir os Grandes Prémios de Fórmula 1, a partir da etapa de Espanha, no domingo, naquele que é considerado pela estação como o primeiro passo para a localização da Eurosport em Portugal, em contraponto com a emissão globalizada existente até agora.

Lusa

  • Costa de Metro de Odivelas para Lisboa para relembrar corrida entre burro e Ferrari
    2:55

    Autárquicas 2017

    António Costa começou hoje o dia de campanha em Odivelas, para uma viagem de Metro até Lisboa, em que recordou a célebre corrida entre um burro e um Ferrari que protagonizou em 1993 quando foi canditado do PS à Câmara de Loures. Foi nesta cidade, onde ontem à noite, que desferiu um violento ataque a Pedro Passos Coelho, acusando-o de transformar o PSD num partido que não é digno de um Estado democrático.

  • O aeroporto de Beja, um "elefante branco" na planície alentejana
    4:33
  • Paciente há 15 anos em estado vegetativo consegue seguir objetos e mexer a cabeça

    Mundo

    Um homem de 35 anos, que ficou em estado vegetativo após um acidente de viação há 15 anos, deu sinais de consciência depois de lhe ter sido aplicada uma nova técnica de estimulação nervosa. Cirurgiões implantaram no paciente um pequeno aparelho que estimula o nervo vago, responsável pela ligação nervosa entre o cérebro e o resto do corpo. A intervenção aconteceu em França e a descoberta foi publicada na revista científica Current Biology.