sicnot

Perfil

Desporto

Tiago Monteiro quer continuar no topo da classificação do WTCC

O português Tiago Monteiro (Honda) assumiu hoje a ambição de continuar nos primeiros lugares do campeonato do mundo de carros de turismo (WTCC), reconhecendo que a segunda posição atual dá sequência à evolução obtida no defeso.

(Arquivo)

(Arquivo)

PAULO DUARTE / AP

"[O segundo lugar] Esperado, sim, mas obviamente que é sempre difícil prever como é que um campeonato vai começar. Os testes mais produtivos desde o início do projeto, há três anos, deixaram-nos bastante confiantes que íamos ter uma evolução real no nosso desempenho", explicou Tiago Monteiro à agência Lusa, à margem da apresentação do canal televisivo Eurosport 2xtra.

No entanto, o piloto natural do Porto reconhece que a tradução dessa evolução em resultados depende do desempenho dos adversários, realçando a obtenção de capacidade para a "luta direta" com os Citroën.

Após quatro das 10 corridas, Tiago Monteiro ocupa o segundo lugar do Mundial de WTCC, com 124 pontos, menos 14 do que o argentino José Maria López (Citroën).

"Todos os pontos são importantes. Há muitos pontos por distribuir, mas todos têm de ser aproveitados. Nesta fase do campeonato, 14 pontos é muito bom, nunca estivemos tão bem a nível de campeonato, por isso temos de continuar nesta direção", frisou Monteiro, que tem como melhores resultados os quintos lugares na competição em 2010 e 2014.

Até ao momento, Tiago Monteiro registou poucas alterações na composição da grelha de partida para as duas corridas, com os resultados da qualificação invertidos até ao 10 lugar para formar a grelha da corrida de sábado, determinando diretamente a composição dos carros no arranque para a corrida de domingo.

"Continua a haver bastante agressividade de toda a gente, incluindo da minha parte, na primeira corrida, porque toda a gente quer, mesmo assim, marcar pontos. Apesar de ser mais importante acabar a primeira corrida para ter o carro em boas condições para a segunda, que será a mais importante, temos na mesma que arriscar muito na primeira, porque é preciso marcar pontos para se poder lutar pelo campeonato", rematou.

A Eurosport apresentou hoje um canal codificado dedicado ao desporto automobilizado e em particular a Fórmula 1, que terá como comentadores os pilotos Tiago Monteiro, António Félix da Costa e Filipe Albuquerque.

O Eurosport 2xtra vai transmitir os Grandes Prémios de Fórmula 1, a partir da etapa de Espanha, no domingo, naquele que é considerado pela estação como o primeiro passo para a localização da Eurosport em Portugal, em contraponto com a emissão globalizada existente até agora.

Lusa

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC