sicnot

Perfil

Desporto

Cristiano Ronaldo voltou a superar os 30 golos, mas falhou o título

O futebolista português Cristiano Ronaldo voltou em 2015/16 a ultrapassar a fasquia dos 30 golos na Liga espanhola de futebol, mas, desta vez, não logrou levar o Real Madrid ao título e falhou o 'pichichi'.

© Miguel Vidal / Reuters

Em sete épocas ao serviço dos 'merengues', o 'capitão' da seleção lusa continua com apenas um cetro, conquistado em 2011/12, na segunda das três épocas em que o compatriota José Mourinho liderou a equipa madrilena.

Com os 35 golos de 2015/16, em 36 jogos, Cristiano Ronaldo já é o segundo melhor marcador da história da competição, com 261 tentos, em apenas 236 encontros, mas, como em muitos outros aspetos, está atrás do argentino Lionel Messi, que conduziu o FC Barcelona ao oitavo título em 12 anos.

Apesar das mais de três dezenas de golos apontados na edição 2015/16, o internacional português só apareceu uma vez nos jogos 'grandes', frente aos outros clubes que conseguiram apuramento para a Liga dos Campeões.

A 02 de abril, em pleno Nou Camp, quando o relógio já seguia nos 85 minutos, Cristiano Ronaldo apontou o tento da vitória dos 'merengues', que encurtaram para sete pontos a desvantagem para o FC Barcelona, então já com as 'faixas' encomendadas.

Nos outros cinco jogos entre os quatro primeiros, Ronaldo ficou sempre em 'branco', com o Real a ser goleado na receção ao 'Barça' (0-4), a perder os dois jogos com o Atlético (1-1 fora e 0-1 em casa) e a cair também em Villarreal (0-1).

O '7' dos 'merengues' não marcou em mais 11 encontros, num total de 16, conseguiu um tento em 11 ocasiões, dois em seis e três ou mais apenas três vezes.

Uma 'manita' no reduto do Espanyol (6-0), logo à terceira jornada, depois de não ter marcado nas duas primeiras, fez antever mais uma época de 'festival', mas, só uma volta depois, voltou a ter um jogo em 'cheio'.

Face aos catalães, agora no Santiago Bernabéu, à 22.ª jornada, Cristiano logrou um 'hat-trick', sendo que, à 28.ª, na receção ao Celta de Vigo (7-1), fez ainda melhor, ao alcançar um 'póquer'.

O português ainda esteve na luta pelo título de melhor marcador do campeonato ('pichichi') e da 'Bota de Ouro', mas uma lesão fê-lo perder a corrida para Luis Suárez (FC Barcelona), que marcou 14 golos nas últimas cinco rondas.

Quanto ao coletivo, o Real Madrid ainda sonhou até à última jornada, mas, depois de desbaratar 11 pontos em 12 possíveis, entre a 30.ª e a 33.ª jornadas, o 'Barça' fechou a prova com cinco triunfos consecutivos e selou o 'bis'.

Lusa

  • Biológicos nas escolas e nos telemóveis

    País

    O Governo vai criar o Dia Nacional da Alimentação Biológica e uma estratégia que passa por distribuir produtos biológicos nas escolas e criar uma aplicação móvel para os portugueses poderem localizar unidades de produção ou comercialização de produtos biológicos, segundo a Estratégia Nacional que será hoje apresentada.

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.