sicnot

Perfil

Desporto

Presidente da Comissão de Auditoria da FIFA demite-se

O presidente da Comissão de Auditoria da FIFA, Domenico Scala, demitiu-se hoje do cargo, em protesto contra medidas que considera ameaçarem a independência deste órgão.

© Ruben Sprich / Reuters

Esta decisão foi tomada depois do presidente da FIFA, Gianni Infantino, ter transferido para o Comité Executivo a competência de nomear ou demitir os presidentes das comissões de Ética ou Auditoria, o que, para Scala, "priva esses organismos da sua independência" e também "destrói um dos principais motivos das reformas".

Segundo Scala, com a decisão tomada em Congresso, na Cidade do México, é possível ao Comité Executivo "interferir, a qualquer momento, nas investigações".

"Estes órgãos ficam privados da sua independência e arriscam tornar-se 'auxiliares' de quem devem supervisionar", escreveu Scala, que se manifesta "consternado por esta medida".

Para Domenico Scala, "está em causa um pilar central da boa governação da FIFA e destrói-se um dos elementos fundamentais das reformas".

Foi a Comissão de Ética, composta por magistrados, que suspendeu por seis anos o antigo presidente da FIFA, Joseph Blatter, e o ex-líder da UEFA, Michel Platini.

O francês recorreu para o Tribunal Arbitral do Desporto, que reduziu a suspensão para quatro anos.

Lusa

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC