sicnot

Perfil

Desporto

Presidente da Comissão de Auditoria da FIFA demite-se

O presidente da Comissão de Auditoria da FIFA, Domenico Scala, demitiu-se hoje do cargo, em protesto contra medidas que considera ameaçarem a independência deste órgão.

© Ruben Sprich / Reuters

Esta decisão foi tomada depois do presidente da FIFA, Gianni Infantino, ter transferido para o Comité Executivo a competência de nomear ou demitir os presidentes das comissões de Ética ou Auditoria, o que, para Scala, "priva esses organismos da sua independência" e também "destrói um dos principais motivos das reformas".

Segundo Scala, com a decisão tomada em Congresso, na Cidade do México, é possível ao Comité Executivo "interferir, a qualquer momento, nas investigações".

"Estes órgãos ficam privados da sua independência e arriscam tornar-se 'auxiliares' de quem devem supervisionar", escreveu Scala, que se manifesta "consternado por esta medida".

Para Domenico Scala, "está em causa um pilar central da boa governação da FIFA e destrói-se um dos elementos fundamentais das reformas".

Foi a Comissão de Ética, composta por magistrados, que suspendeu por seis anos o antigo presidente da FIFA, Joseph Blatter, e o ex-líder da UEFA, Michel Platini.

O francês recorreu para o Tribunal Arbitral do Desporto, que reduziu a suspensão para quatro anos.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22