sicnot

Perfil

Desporto

Presidente da Comissão de Auditoria da FIFA demite-se

O presidente da Comissão de Auditoria da FIFA, Domenico Scala, demitiu-se hoje do cargo, em protesto contra medidas que considera ameaçarem a independência deste órgão.

© Ruben Sprich / Reuters

Esta decisão foi tomada depois do presidente da FIFA, Gianni Infantino, ter transferido para o Comité Executivo a competência de nomear ou demitir os presidentes das comissões de Ética ou Auditoria, o que, para Scala, "priva esses organismos da sua independência" e também "destrói um dos principais motivos das reformas".

Segundo Scala, com a decisão tomada em Congresso, na Cidade do México, é possível ao Comité Executivo "interferir, a qualquer momento, nas investigações".

"Estes órgãos ficam privados da sua independência e arriscam tornar-se 'auxiliares' de quem devem supervisionar", escreveu Scala, que se manifesta "consternado por esta medida".

Para Domenico Scala, "está em causa um pilar central da boa governação da FIFA e destrói-se um dos elementos fundamentais das reformas".

Foi a Comissão de Ética, composta por magistrados, que suspendeu por seis anos o antigo presidente da FIFA, Joseph Blatter, e o ex-líder da UEFA, Michel Platini.

O francês recorreu para o Tribunal Arbitral do Desporto, que reduziu a suspensão para quatro anos.

Lusa

  • As zonas de guerra que o fogo deixou
    3:13

    País

    A chuva finalmente ajudou na luta contra as chamas e o que fica agora é um cenário de devastação no norte e centro do país. Morreram 37 pessoas, arderam centenas de casas e empresas e há críticas severas à falta de meios.

  • O mapa das vítimas dos incêndios
    1:19

    País

    Aumentou para 37 o número de mortes na sequência dos fogos que assolaram a zona Centro do país desde o fim de semana. Feridos são pelo menos 71. Atualizamos aqui o mapa, segundo o último balanço da Proteção Civil.

  • Visto do céu, Portugal é um país que se vestiu de negro
    3:28
  • Homem morreu ao tentar salvar animais das chamas
    2:30
  • "Estou a ficar sem água, vai ser um trabalho inglório"
    1:06