sicnot

Perfil

Desporto

Fernando Santos revela terça-feira os convocados para o Euro2016

O selecionador Fernando Santos revela na terça-feira os 23 jogadores que vão tentar conquistar com Portugal o Euro2016 de futebol, que vai decorrer em França, numa lista de convocados em que a maior interrogação surge no meio-campo.

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

O técnico português, que desvenda as suas escolhas às 20:30, na Cidade do Futebol, em Oeiras, tem várias opções para o centro do terreno, a mais recente Renato Sanches, e algumas dúvidas também a nível físico, como Tiago e João Moutinho, que só regressaram aos treinos no início de maio, depois de longas paragens devido a lesão.

De resto, e tendo em conta as escolhas que Fernando Santos tomou na fase de qualificação, em que Portugal venceu o seu grupo, e nos jogos particulares, a nível de guarda-redes, defesas e avançados, as dúvidas são quase inexistentes.

Certas são as ausências de Danny e Fábio Coentrão, dois jogadores que certamente estariam nas opções de Fernando Santos se não tivessem sofrido lesões que impossibilitam a presença em França.

Em dúvida, está Bernardo Silva, que na última sexta-feira lesionou-se durante um treino do Mónaco e, devido a problema na coxa direita, poderá não estar em condições para representar Portugal.

Na baliza, Rui Patrício e Anthony Lopes têm lugar certo, enquanto Beto, pouco utilizado no Sevilha, e Eduardo, titular do Dínamo Zagreb, lutam pelo lugar de terceiro guarda-redes.

Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Pepe e José Fonte deverão ser os centrais de Portugal, numa defesa que deverá ter Cedric e Vieirinha no lado direito e Eliseu e Raphael Guerreiro na ala esquerda.

Tudo se complica quando se chega ao meio-campo, com uma dezena de candidatos para apenas seis, sete lugares no lote de convocados.

Além de Tiago e Moutinho, que em condições normais tinham lugar mais que garantido, William Carvalho, Danilo, João Mário, Adrien, André Gomes, André André, Miguel Veloso e agora Renato Sanches podem aparecer nas escolhas finais do selecionador.

O médio de 18 anos, que se estreou em março num particular com a Bulgária (derrota por 1-0), foi uma das figuras que mais se destacou no Benfica esta época e, na última semana, protagonizou a transferência mais cara de sempre de um jogador português a atuar na I Liga, ao assinar com o Bayern Munique, que pagou 35 milhões de euros pela sua contratação.

Na frente, Rafa, Ricardo Quaresma, Nani e Bernardo Silva, caso recupere, deverão ser os extremos, na ajuda a Cristiano Ronaldo, enquanto Éder é o único candidato a ponta de lança.

Além da convocatória dos 23, é esperado que Fernando Santos divulgue uma lista de reservas, caso algum dos jogadores convocados sofra uma lesão antes da partida para França.

O estágio da seleção nacional arranca a 23 de maio, na Cidade do Futebol. Até à viagem para solo gaulês, que será a 09 de junho, Portugal realiza três particulares, com Noruega (29 de maio), Inglaterra (02 de junho) e Estónia (08 de junho).

Na fase final do Euro2016, Portugal vai disputar o Grupo F, com Islândia, Áustria e Hungria.

Lusa

  • Fernando Santos acredita no título europeu
    2:11

    Euro 2016

    O selecionador nacional considera que Portugal não vai ter vida fácil na fase de grupos do Euro 2016. Numa entrevista à agência Lusa, Fernando Santos defendeu que é possível vencer o Campeonato da Europa, apesar de atribuir o favoritismo a outras seleções.

  • "Quem faz isto sabe estudar os dias e o vento para arder o máximo possível"
    4:15
  • O balanço trágico dos incêndios do fim de semana
    0:51

    País

    Mais de 500 mil hectares de área ardida, 42 vítimas mortais, 71 de feridos, dezenas de casas e empresas destruídas. É este o balanço de mais um fim de semana trágico para Portugal a nível de incêndios florestais.

  • 2017: o ano em que mais território português ardeu
    1:41

    País

    Desde janeiro, houve mais área ardida do que em qualquer outro ano na história registada de incêndios florestais. Segundo dados provisórios do Sistema Europeu de Informação sobre Fogos Florestais, mais de 519 mil hectares foram consumidos pelas chamas até 17 de outubro, o que representa quase 6% de toda a área de Portugal. 

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • O que resta de Tondela depois dos incêndios
    1:07

    País

    O concelho de Tondela é agora um mar de cinzas, imagens recolhidas pela SIC com um drone mostram bem a dimensão do que foi destruído pelos incêndios. Perto 100 habitações principais ou secundárias, barracões, oficinas e stands arderam. 

  • Moradores reuniram esforços para salvar idosos das chamas em Pardieiros
    2:50

    País

    O incêndio de domingo em Nelas fez uma vítima mortal: um homem de 50 anos, de Caldas da Felgueira, que regressava de uma aldeia vizinha, onde tinha ido ajudar a combater as chamas. Em Pardieiros, no concelho de Carregal do Sal, várias casas arderam e uma jovem sofreu queimaduras ao fugir do incêndio. Durante o incêndio, pessoas reuniram esforços para salvar a povoação.

  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • As lágrimas do primeiro-ministro do Canadá

    Mundo

    O primeiro-ministro da Canadá, Justin Trudeau, emocionou-se esta quarta-feira ao falar de um artista que morreu depois de perder uma luta contra o cancro. Gord Downie, vocalista da banda de rock canadiana "The Tragically Hip", faleceu esta terça-feira, aos 53 anos, vítima de um tumor cerebral.