sicnot

Perfil

Desporto

Hamilton e Rosberg abandonam GP da Catalunha de F1

O britânico Lewis Hamilton e o alemão Nico Rosberg, colegas de equipa na Mercedes, chocaram hoje na primeira volta do Grande Prémio de Espanha, em Barcelona, e abandonaram a quinta prova do mundial de Fórmula 1.

© Jason Reed / Reuters

O campeão do mundo Lewis Hamilton saiu da 'pole-position', mas o líder do mundial, com pleno de vitórias, Rosberg, conquistou a primeira posição logo na primeira curva da volta inicial.

Hamiltou manteve-se perto do alemão e, logo depois, em curva alargada, tentou ultrapassar Rosberg. O líder do mundial 'fechou' Hamilton, junto à relva, originando um pião, que resultou num choque entre ambos, arredando-os da prova.

O holandês Max Verstappen e o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, aproveitaram da melhor forma o incidente, passando para primeiro e segundo.

A Mercedes ficou impedida de somar a décima primeira vitória consecutiva e impossibilitada de amealhar pontos para a tabela de condutores e construtores, algo que não acontecia desde o Grande Prémio do Brasil de 2012.

A organização da corrida anunciou que o acidente seria investigado no fim da prova, que decorre em Montmeló, Barcelona.

Lusa

  • Escritor e filólogo Frederico Lourenço distinguido com o Prémio Pessoa 2016

    Cultura

    O escritor, tradutor, professor universitário Frederico Lourenço foi distinguido com o Prémio Pessoa 2016. O anúncio foi feito hoje pelo presidente do júri, Francisco Pinto Balsemão, no Palácio de Seteais, em Sintra, sublinhando que a atividade de Frederico Lourenço tem como "traço singular" ter oferecido "à língua portuguesa as grandes obras de literatura clássica".

  • Governo garante que Portugal não desperdiçou nenhum fundo de ajuda alimentar
    1:18

    País

    O ministro da Solidariedade e Segurança Social garante que Portugal não desperdiçou nenhum fundo europeu de ajuda alimentar. Vieira da Silva respondeu, esta manhã, à notícia avançada pelo Jornal de Notícias que dava conta de que, este ano, o país teria desperdiçado 28 milhões de euros de um fundo europeu porque o programa ainda não está operacional. O ministro garante que o programa vai ser executado em 2017 e que este ano serviu para tomar medidas no sentido dessa implementação. Vieira da Silva assegura também que o montante disponível para o programa não foi desperdiçado e vai poder ser usado.

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Explosão no Cairo faz seis mortos

    Mundo

    Seis pessoas morreram hoje numa explosão junto a um posto de controlo da polícia no Cairo, indicaram os meios de comunicação social e responsáveis egípcios.