sicnot

Perfil

Desporto

Ministro dos Desportos da Rússia admite erros graves de atletas nas regras antidoping

O ministro dos Desportos da Rússia, Vitaly Mutko, admitiu que os atletas russos cometeram "erros graves" por terem quebrado as regras antidoping, que podem comprometer a participação nos Jogos Olímpicos Rio2016.

© MAXIM ZMEYEV / Reuters

Numa crónica no jornal inglês Sunday Times, publicada hoje, Mutko não poupou críticas, escrevendo que todos os russos "estão envergonhados" com os atletas, que "quebraram o princípio do 'fair play' para obterem benefícios imediatos".

Apenas três dias depois de ter considerado "absurdas" as suspeitas de doping generalizado no Desporto russo, o ministro fez um 'mea culpa' e admitiu que a participação do atletismo russo nos Jogos Rio2016 pode estar comprometida.

"Lamentamos que os atletas tenham dececionado os russos e o mundo e que não tenhamos conseguido antecipar o problema. Lamentamos muito, porque a Rússia está comprometida em manter os mais altos padrões no desporto e opõe-se a qualquer ameaça aos valores olímpicos", refere Vitaly Mutko.

A 13 de novembro, a direção da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) suspendeu a Federação russa, no âmbito do escândalo sobre práticas de dopagem, com o organismo russo a ser acusado de ocultar resultados positivos e destruir provas.

Na sexta-feira, o Comité Olímpico Internacional (COI) informou que vai solicitar à Agência Mundial Antidopagem (AMA) que "investigue imediatamente" o laboratório acreditado que controlou o 'doping' nos Jogos de Inverno Sochi2014.

Este pedido surgiu depois de o programa 'CBS 60 minutos', desta cadeia norte-americana, ter denunciado novas acusações de dopagem sobre desportistas russos que participaram em Sochi2014.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".