sicnot

Perfil

Desporto

Lisboa formaliza candidatura a Capital Europeia do Desporto 2021

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, formalizou hoje a candidatura da cidade a Capital Europeia do Desporto 2021, evento que considera ser uma oportunidade para "duplicar" o número de todos os que praticam desporto.

© Rafael Marchante / Reuters

"Ter o título de Capital Europeia do Desporto é um elemento que nos faz concentrar esforços na preparação do evento e, nesse processo, vamos multiplicar muito todos aqueles que têm acesso à prática do desporto", disse o autarca na cerimónia de formalização da candidatura.

Para o presidente da autarquia, esta é uma "grande oportunidade que a cidade tem de poder mobilizar todos para a prática desportiva".

Fernando Medina disse que o investimento que a cidade vai ter de fazer resume-se ao "necessário para a mobilização de todas as entidades: associações, juntas de freguesias e escolas, entre outros".

"Lisboa tem um conjunto de infraestruturas muito significativas nas mais variadas mobilidades e chegará a 2021 com elas reforçadas. Não haverá necessidades que a cidade tenha de adicionar", frisou.

O investimento "é de organização e de mobilização para a prática desportiva", acrescentou o autarca.

Também presente na cerimónia, o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, disse que os "eventos internacionais não são novidade nenhuma para a cidade de Lisboa" e assegurou que "Lisboa estará à altura deste desafio".

Também o presidente da Associação das Capitais Europeias do Desporto, Gian Francesco Lupatelli, lembrou que Lisboa já foi palco de vários eventos desportivos internacionais e considerou que a capital portuguesa "tem condições" para ser escolhida.

Gian Francesco Lupatelli disse, ainda, que Lisboa foi a primeira candidata a Capital Europeia do Desporto 2021 e que Haia, na Holanda, será também candidata.

Segundo os regulamentos, são admitidas cinco candidaturas, terminando o prazo para a sua apresentação a 30 de março de 2017.

Até 31 de julho de 2017 as candidaturas serão apreciadas por três universidades europeias, que vão selecionar as duas finalistas. A vencedora será anunciada a 15 de novembro, no Parlamento Europeu.

Este ano, a Capital Europeia do Desporto é a cidade de Praga, na República Checa.

Lusa

  • Descida da TSU inconstitucional?
    2:37

    TSU

    Especialistas ouvidos pela SIC põem em causa a constitucionalidade da descida da Taxa Social Única dos patrões, como contrapartida pelo aumento do salário mínimo. Como se trata de um imposto pago pelas empresas, só o Parlamento pode decidir uma alteração nas taxas. Neste caso, o Governo decidiu sozinho.

  • Autocarro com seguranças atacado em Braga
    0:42

    Desporto

    Dois autocarros que transportavam elementos de uma empresa de segurança foram atingidos por tiros e pedras depois do jogo entre o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães. O ataque deu-se a poucos quilómetros do Estádio Municipal de Braga. A PSP e a PJ estiveram no local a recolher provas.