sicnot

Perfil

Desporto

Lisboa formaliza candidatura a Capital Europeia do Desporto 2021

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, formalizou hoje a candidatura da cidade a Capital Europeia do Desporto 2021, evento que considera ser uma oportunidade para "duplicar" o número de todos os que praticam desporto.

© Rafael Marchante / Reuters

"Ter o título de Capital Europeia do Desporto é um elemento que nos faz concentrar esforços na preparação do evento e, nesse processo, vamos multiplicar muito todos aqueles que têm acesso à prática do desporto", disse o autarca na cerimónia de formalização da candidatura.

Para o presidente da autarquia, esta é uma "grande oportunidade que a cidade tem de poder mobilizar todos para a prática desportiva".

Fernando Medina disse que o investimento que a cidade vai ter de fazer resume-se ao "necessário para a mobilização de todas as entidades: associações, juntas de freguesias e escolas, entre outros".

"Lisboa tem um conjunto de infraestruturas muito significativas nas mais variadas mobilidades e chegará a 2021 com elas reforçadas. Não haverá necessidades que a cidade tenha de adicionar", frisou.

O investimento "é de organização e de mobilização para a prática desportiva", acrescentou o autarca.

Também presente na cerimónia, o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, disse que os "eventos internacionais não são novidade nenhuma para a cidade de Lisboa" e assegurou que "Lisboa estará à altura deste desafio".

Também o presidente da Associação das Capitais Europeias do Desporto, Gian Francesco Lupatelli, lembrou que Lisboa já foi palco de vários eventos desportivos internacionais e considerou que a capital portuguesa "tem condições" para ser escolhida.

Gian Francesco Lupatelli disse, ainda, que Lisboa foi a primeira candidata a Capital Europeia do Desporto 2021 e que Haia, na Holanda, será também candidata.

Segundo os regulamentos, são admitidas cinco candidaturas, terminando o prazo para a sua apresentação a 30 de março de 2017.

Até 31 de julho de 2017 as candidaturas serão apreciadas por três universidades europeias, que vão selecionar as duas finalistas. A vencedora será anunciada a 15 de novembro, no Parlamento Europeu.

Este ano, a Capital Europeia do Desporto é a cidade de Praga, na República Checa.

Lusa

  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Prioridades para a CGD: cortar custos e aumentar receitas
    2:16

    Caso CGD

    O principal objetivo do plano estratégico para a Caixa Geral de Depósitos, a que a SIC teve acesso, é cortar custos e aumentar receitas. A grande aposta da nova administração passa por apertar as regras para emprestar dinheiro e, por outro lado, recuperar o crédito que não está a ser pago.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.