sicnot

Perfil

Desporto

Alexis Santos espera que bronze de hoje seja "viragem" para a natação portuguesa

Alexis Santos, que hoje conquistou em Londres uma medalha de bronze nos Europeus de natação, espera que o feito represente uma "viragem na natação nacional" e que seja o "princípio de outros bons resultados" na carreira.

Matt Dunham

Após ser terceiro na final dos 200 metros estilos - numa prova em que Diogo Carvalho foi quinto -, o nadador português, de 24 anos, reforçou a ideia de que Portugal "é capaz de chegar às medalhas em grandes competições nacionais".

"Sabia que ia ser uma final difícil, porque havia sete ou oito nadadores capazes de chegar ao pódio. Tentei entrar forte na prova, mas sem comprometer a parte final. Controlei o nadador grego e o israelita para na segunda parte terminar muito forte", explicou no final da sua prova.

Para Alexis Santos, que a exemplo de Diogo Carvalho já está apurado para os Jogos Olímpicos, o bronze "é o resultado final de muito trabalho".

Carlos Cruchinho, treinador de Alexis, considerou o feito "espetacular", sobretudo após o regresso do nadador a Portugal, após uma passagem por Espanha: "Passámos por muitas dificuldades nos últimos anos desde que o Alexis veio de Espanha, este resultado dá-nos vontade de continuar o trabalho desenvolvido."

"Ele veio para Londres na máxima força, mas tinha apenas o 14.º tempo entre os inscritos. Fomos por isso passo a passo e surgiu a possibilidade de chegar ao pódio, que não desperdiçou. Acabou fortíssimo com garra e determinação e foi buscar forças onde não tinha", disse ainda.

Portugal não conquistava uma medalha em Campeonatos da Europa de natação há 31 anos - a anterior fora a prata de Alexandre Yokochi em 200 metros bruços.

Lusa

  • Lei existe há quatro anos mas não tem regulamentação
    2:03
  • Denúncia de maus tratos a cães no canil municipal de Elvas
    2:24

    País

    O Grupo de Intervenção e Resgate Animal denunciou nas redes sociais alegados maus tratos a animais no canil municipal de Elvas. As imagens mostram uma cadela com uma corda ao pescoço. A autarquia abriu um inquérito para averiguar o caso, suspendendo também o trabalho dos voluntários no canil.

  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Ovibeja aposta este ano na internacionalização da agricultura
    2:07

    País

    A Ovibeja começou esta quinta-feira e este ano aposta na internacionalização dos produtos agrícolas do Alentejo. Centenas de expositores esgotam o certame, que é uma monstra da agricultura portuguesa. António Costa, na sexta-feira, e Marcelo Rebelo de Sousa, no sábado, são alguns dos políticos com a presença marcada em Beja.

  • Estados Unidos vão reforçar as sanções à Coreia do Norte
    1:31

    Mundo

    Washington pretende também investir nos esforços diplomáticos para que Pyongyang ponha fim aos programas nucleares e de mísseis. A nova estratégia de Donald Trump foi anunciada quarta-feira à noite. A força aérea norte-americana testou esta quarta-feira um míssil de longo-alcance que percorreu 6800 quilómetros sobre o Pacífico a partir de uma base na Califórnia.

  • Le Pen vai à pesca
    0:35

    Eleições França 2017

    Marine Le Pen, candida à presidência de França fez esta quinta-feira uma "pausa" na campanha eleitoral e aproveitou para ir à pesca. A candidata navegou num barco de pesca no Mediterrâneo.