sicnot

Perfil

Desporto

Alexis Santos espera que bronze de hoje seja "viragem" para a natação portuguesa

Alexis Santos, que hoje conquistou em Londres uma medalha de bronze nos Europeus de natação, espera que o feito represente uma "viragem na natação nacional" e que seja o "princípio de outros bons resultados" na carreira.

Matt Dunham

Após ser terceiro na final dos 200 metros estilos - numa prova em que Diogo Carvalho foi quinto -, o nadador português, de 24 anos, reforçou a ideia de que Portugal "é capaz de chegar às medalhas em grandes competições nacionais".

"Sabia que ia ser uma final difícil, porque havia sete ou oito nadadores capazes de chegar ao pódio. Tentei entrar forte na prova, mas sem comprometer a parte final. Controlei o nadador grego e o israelita para na segunda parte terminar muito forte", explicou no final da sua prova.

Para Alexis Santos, que a exemplo de Diogo Carvalho já está apurado para os Jogos Olímpicos, o bronze "é o resultado final de muito trabalho".

Carlos Cruchinho, treinador de Alexis, considerou o feito "espetacular", sobretudo após o regresso do nadador a Portugal, após uma passagem por Espanha: "Passámos por muitas dificuldades nos últimos anos desde que o Alexis veio de Espanha, este resultado dá-nos vontade de continuar o trabalho desenvolvido."

"Ele veio para Londres na máxima força, mas tinha apenas o 14.º tempo entre os inscritos. Fomos por isso passo a passo e surgiu a possibilidade de chegar ao pódio, que não desperdiçou. Acabou fortíssimo com garra e determinação e foi buscar forças onde não tinha", disse ainda.

Portugal não conquistava uma medalha em Campeonatos da Europa de natação há 31 anos - a anterior fora a prata de Alexandre Yokochi em 200 metros bruços.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.