sicnot

Perfil

Desporto

Alexis Santos espera que bronze de hoje seja "viragem" para a natação portuguesa

Alexis Santos, que hoje conquistou em Londres uma medalha de bronze nos Europeus de natação, espera que o feito represente uma "viragem na natação nacional" e que seja o "princípio de outros bons resultados" na carreira.

Matt Dunham

Após ser terceiro na final dos 200 metros estilos - numa prova em que Diogo Carvalho foi quinto -, o nadador português, de 24 anos, reforçou a ideia de que Portugal "é capaz de chegar às medalhas em grandes competições nacionais".

"Sabia que ia ser uma final difícil, porque havia sete ou oito nadadores capazes de chegar ao pódio. Tentei entrar forte na prova, mas sem comprometer a parte final. Controlei o nadador grego e o israelita para na segunda parte terminar muito forte", explicou no final da sua prova.

Para Alexis Santos, que a exemplo de Diogo Carvalho já está apurado para os Jogos Olímpicos, o bronze "é o resultado final de muito trabalho".

Carlos Cruchinho, treinador de Alexis, considerou o feito "espetacular", sobretudo após o regresso do nadador a Portugal, após uma passagem por Espanha: "Passámos por muitas dificuldades nos últimos anos desde que o Alexis veio de Espanha, este resultado dá-nos vontade de continuar o trabalho desenvolvido."

"Ele veio para Londres na máxima força, mas tinha apenas o 14.º tempo entre os inscritos. Fomos por isso passo a passo e surgiu a possibilidade de chegar ao pódio, que não desperdiçou. Acabou fortíssimo com garra e determinação e foi buscar forças onde não tinha", disse ainda.

Portugal não conquistava uma medalha em Campeonatos da Europa de natação há 31 anos - a anterior fora a prata de Alexandre Yokochi em 200 metros bruços.

Lusa

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51