sicnot

Perfil

Desporto

Michael van Praag é o primeiro candidato à sucessão de Platini na UEFA

O presidente da Federação Holandesa de Futebol, Michael van Praag, anunciou hoje a candidatura à liderança da UEFA e tornou-se o primeiro pretendente ao cargo do francês Michel Platini, suspenso por quatro anos pelo Tribunal Arbitral do Desporto.

© Ruben Sprich / Reuters

"Quero usar o meu conhecimento, a minha experiência, para conseguir a coesão e acalmia que a UEFA precisa neste mandato de dois anos e meio. Depois disso, haverá caminho para um novo presidente. Ainda penso que o futebol precisa de dirigentes jovens", disse hoje Van Praag, à margem de uma sessão extraordinária do Comité Executivo da UEFA, em Basileia, Suíça.

O holandês de 68 anos lidera a federação holandesa desde 2008 e afirma-se como um candidato importante para a "continuidade, estabilidade e credibilidade" da UEFA, salientando o trabalho desenvolvido com outras federações como meio de garantir a transição posterior para outro presidente.

No sítio oficial da internet, a federação holandesa também exprime o desejo de Van Praag contribuir para a estabilidade da instituição europeia, antecedendo um presidente jovem e amplamente apoiado: "Van Praag quer terminar o mandato de Michel Platini, de dois anos e meio, e dar espaço a um presidente jovem e apoiado por várias federações".

As eleições decorrem em Atenas, a 14 de setembro, e o prazo de candidaturas termina a 20 de julho.

Van Praag chegou a candidatar-se à presidência da FIFA, nas eleições que reelegeram Joseph Blatter, que viria a demitir-se dias depois.

A poucos dias do sufrágio, a 29 de maio de 2015,o holandês retirou a candidatura, a favor do príncipe Ali bin Al Hussein.

Lusa

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.