sicnot

Perfil

Desporto

Michael van Praag é o primeiro candidato à sucessão de Platini na UEFA

O presidente da Federação Holandesa de Futebol, Michael van Praag, anunciou hoje a candidatura à liderança da UEFA e tornou-se o primeiro pretendente ao cargo do francês Michel Platini, suspenso por quatro anos pelo Tribunal Arbitral do Desporto.

© Ruben Sprich / Reuters

"Quero usar o meu conhecimento, a minha experiência, para conseguir a coesão e acalmia que a UEFA precisa neste mandato de dois anos e meio. Depois disso, haverá caminho para um novo presidente. Ainda penso que o futebol precisa de dirigentes jovens", disse hoje Van Praag, à margem de uma sessão extraordinária do Comité Executivo da UEFA, em Basileia, Suíça.

O holandês de 68 anos lidera a federação holandesa desde 2008 e afirma-se como um candidato importante para a "continuidade, estabilidade e credibilidade" da UEFA, salientando o trabalho desenvolvido com outras federações como meio de garantir a transição posterior para outro presidente.

No sítio oficial da internet, a federação holandesa também exprime o desejo de Van Praag contribuir para a estabilidade da instituição europeia, antecedendo um presidente jovem e amplamente apoiado: "Van Praag quer terminar o mandato de Michel Platini, de dois anos e meio, e dar espaço a um presidente jovem e apoiado por várias federações".

As eleições decorrem em Atenas, a 14 de setembro, e o prazo de candidaturas termina a 20 de julho.

Van Praag chegou a candidatar-se à presidência da FIFA, nas eleições que reelegeram Joseph Blatter, que viria a demitir-se dias depois.

A poucos dias do sufrágio, a 29 de maio de 2015,o holandês retirou a candidatura, a favor do príncipe Ali bin Al Hussein.

Lusa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Défice recua em 2016 na zona euro e na UE

    Economia

    O défice e a dívida baixaram na zona euro e na União Europeia (UE) em 2016 face a 2015, tendo Portugal registado a terceira maior dívida (130,4%) entre os Estados-membros e um défice de 2%, segundo o Eurostat.

  • Incêndio na Amadora deixa 12 pessoas desalojadas
    1:59

    País

    Um incêndio destruiu este domingo a cobertura de um prédio de habitação na Buraca, no concelho da Amadora. Doze pessoas ficaram desalojadas, mas ninguém ficou ferido. Os bombeiros dominaram o fogo em cerca de uma hora, os moradores queixam-se da falta de eficácia no combate às chamas.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa