sicnot

Perfil

Desporto

Twente despromovido à segunda divisão de futebol holandês

A Real Federação de Futebol da Holanda (KNVB) anunciou hoje a despromoção do Twente à segunda divisão por várias irregularidades financeiras cometidas pelo clube entre 2012 e 2014.

© Fabian Bimmer / Reuters

Em comunicado, a KNVB anunciou também uma multa de 45.250 euros e a decisão de não revogar a licença profissional do clube, o que teria significado a descida da equipa às categorias amadoras.

O Twente, que em 2010 chegou a ser vencer a 'Eredivisie' (primeira divisão), tem ainda a possibilidade de recorrer da decisão.

Em conferência de imprensa, o diretor interino do clube, Onno Jacobs, manifestou-se "decepcionado e conternado" com a decisão da KNVB, descrevendo-a como "um rude golpe" num clube que acumulou uma dívida de 32 milhões de euros, responsabilizando os anteriores responsáveis pelo clube pela descida de divisão.

Em causa, o facto de a anterior direção do Twente não ter comunicado à KNVB um conjunto de cláusulas contrárias aos regulamentos desportivos holandeses, acrescentadas a um convénio assinado em 2014 com o fundo de investimento Doyen.

De acordo com a KNVB, o grupo Doyen injetou cinco milhões de euros no clube em troca de uma percentagem na transferência de sete jogadores do clube holandês.

De acordo com a imprensa holandesa, entre as irregularidades detetadas incluem-se ainda a ocultação de proveitos da venda de jogadores e a emissão de faturas falsas.

A despromoção do Twente beneficiou o Willem II, que estava obrigado a jogar os 'play-off' para evitar a descida à segunda divisão.

Lusa

  • Manuel Delgado demitiu-se devido a "grave violação da privacidade"

    País

    O ex-secretário de Estado da Saúde diz que apresentou a demissão para "não perturbar nem criar qualquer tipo de embaraço ao normal funcionamento do Governo". Num comunicado, Manuel Delgado esclarece que foi remunerado pelo trabalho de consultor na Raríssimas "muito antes" da entrada no Governo e acrescenta que respeitou na íntegra todo o quadro legal e ético.

  • O que vai mudar nos recibos verdes
    2:55

    Economia

    Os trabalhadores independentes vão descontar menos para a Segurança Social já no próximo ano. A taxa vai descer dos 29,6% por cento para os 21,4%. A descida será compensada por um aumento das contribuições pagas pelos patrões. Há também alterações em caso de desemprego e o subsídio de doença passa a ser pago ao fim de 10 dias em vez de 31.

  • Tripulantes da TAP acusam companhia de desrespeitar compromissos
    3:16

    Economia

    O Sindicato que representa os tripulantes da TAP acusa a empresa de estar a violar a lei. A companhia aérea portuguesa denunciou unilateralmente o acordo de empresa com os tripulantes e apresentou novas condições, que o sindicato considera indignas. Diz que os tripulantes fizeram esforços pela companhia no verão e que agora estão a ser desrespeitados.

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Bebé nasce com coração fora do peito e sobrevive
    2:06
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28