sicnot

Perfil

Desporto

Atuação da PSP junto ao estádio de Alvalade alvo de inquérito

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) abriu um inquérito para apurar os actos relacionados com a atuação da PSP na noite do último domingo nas imediações do estádio do Sporting, em Lisboa, informou hoje a IGAI.

Lusa

Lusa

MIGUEL A. LOPES

A IGAI diz que tomou conhecimento, na quinta-feira, através da visualização de imagens emitidas por vários órgãos de comunicação social, de um vídeo com imagens de uma ação policial, envolvendo elementos da Polícia de Segurança Pública e diversos cidadãos, no estádio José Alvalade.

"Estes incidentes impõem uma investigação detalhada a todo o circunstancialismo envolvente, e apuramento cabal de todos os factos, no sentido da confirmação ou não das suspeitas de uso excessivo da força e da identificação dos seus autores", adianta a IGAI, que fixou um prazo de 45 dias úteis para a conclusão do inquérito.

Em resultado do sucedido nas imediações do estádio José Alvalade e após visionamento das imagens junto a uma das sedes de um dos grupos organizados de adeptos, a direcção do Sporting decidiu fazer uma exposição ao Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.

Em comunicado, o Sporting assegura que "nas imagens podem ver-se agressões, de forma bárbara, a pelo menos um adepto do Sporting sem que se vislumbre nas imagens qualquer motivo para as mesmas".

"Este é um acontecimento que lamentamos que ainda aconteça nos dias de hoje e que repudiamos. Com esta exposição esperamos respostas claras e punições para os envolvidos", conclui o Sporting, presidido por Bruno de Carvalho.

Os incidentes verificaram-se na noite marcada pelos festejos do título de campeão nacional de futebol da primeira divisão pelo Benfica, tendo centenas de adeptos sportinguistas optado por se deslocarem ao estádio José de Alvalade para saudar a sua equipa de futebol, que terminou o campeonato em segundo lugar.

Entretanto, na quinta-feira, informou que a PSP abriu um processo de averiguações para apuramento dos factos e de eventuais responsabilidades disciplinares, tendo ainda elaborado auto de notícia que foi remetido ao Ministério Público.

O processo de averiguações é um procedimento interno de natureza disciplinar e de caráter sumário e urgente que permite a recolha de matéria factual que possibilite a abertura de eventual inquérito ou processo disciplinar.

Lusa

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.