sicnot

Perfil

Desporto

João Sousa estreia-se frente ao bósnio Damir Dzumhur em Roland Garros

O tenista português João Sousa, 26.º cabeça de série, vai defrontar o bósnio Damir Dzumhur na primeira ronda do torneio francês de Roland Garros, segunda prova do 'Grand Slam' de 2016, ditou o sorteio realizado hoje em Paris.

JUANJO MARTIN/ EPA

Sousa, 28.º classificado do 'ranking' mundial, defronta um adversário posicionado 43 lugares abaixo na classificação da ATP, na 71.ª posição, mas frente ao qual perdeu os dois únicos encontros que disputou, em 2010 e 2013.

O tenista luso, de 27 anos, mediu pela primeira vez forças com Dzumhur na Taça Davis, tendo perdido por 4-6, 6-4 e 6-1, e voltou a sair derrotado no torneio 'challenger' de Kosice (Eslováquia), de forma ainda mais inequívoca, por 6-0 e 6-4.

Sousa, que disputa na sexta-feira as meias-finais do torneio de Nice, frente ao alemão Alexander Zverev, nunca ultrapassou a segunda eliminatória no quadro de singulares em Roland Garros, tendo sido afastado nessa ronda no ano passado, pelo britânico Andy Murray.

Caso se imponha a Dzumhur, que em 2015 atingiu a terceira ronda do torneio de terra batida, o melhor resultado do bósnio na prova francesa, o tenista português vai defrontar o vencedor do confronto entre o italiano Andreas Seppi e o letão Ernests Gulbis.

O suíço Stan Wawrinka, campeão em exercício e terceiro favorito, defronta na ronda inaugural o checo Lukas Rosol, enquanto o sérvio Novak Djokovic, finalista vencido, líder do 'ranking' mundial e primeiro pré-designado, mede forças com o chinês Yen-Hsun Lu.

O espanhol Rafael Nadal, quarto favorito e recordista de vitórias do torneio, com nove títulos (2005, 2006, 2007, 2008, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014) vai estrear-se na edição deste ano frente ao australiano Sam Groth.

No setor feminino, a norte-americana Serena Williams, atual campeã, número um do mundo e primeira cabeça de série, vai iniciar a defesa do título perante a eslovaca Magdalena Rybarikova.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.