sicnot

Perfil

Desporto

FIFA anuncia exoneração de secretário-geral interino Markus Kattner

A FIFA anunciou hoje a exoneração do secretário-geral interino, Markus Kattner, depois de uma auditoria interna ter detetado "desvios" de milhões de dólares relativamente aos quais terá "responsabilidade financeira".

© Arnd Wiegmann / Reuters


"Trata-se de somas importantes, de milhões de dólares", especificou uma fonte próxima da auditoria interna, citada pelas agências internacionais.

O alemão Markus Kattner, que fazia parte da direção do ex-presidente da FIFA Josep Blatter, com responsabilidades na direção financeira, terá recebido as somas em causa a título de bónus, com base num contrato cujos termos foram mantidos em segredo no seio da organização.

Secretário-geral adjunto, Markus Kattner substituiu interinamente o francês Jérôme Valcke, suspenso por 12 anos de todas as atividades relacionadas com o futebol, no âmbito do escândalo de corrupção que abalou a instituição.

Em maio, no 66.º congresso da FIFA, que decorreu na Cidade do México, a FIFA elegeu a senegalesa Fatma Samoura, diplomata das Nações Unidas, como nova secretária-geral adjunta da organização, estando a posse prevista para meados de junho.

"A FIFA não fará mais comentários e continuará a colaborar com as autoridades envolvidas", comunicou a FIFA.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.