sicnot

Perfil

Desporto

FIFA anuncia exoneração de secretário-geral interino Markus Kattner

A FIFA anunciou hoje a exoneração do secretário-geral interino, Markus Kattner, depois de uma auditoria interna ter detetado "desvios" de milhões de dólares relativamente aos quais terá "responsabilidade financeira".

© Arnd Wiegmann / Reuters


"Trata-se de somas importantes, de milhões de dólares", especificou uma fonte próxima da auditoria interna, citada pelas agências internacionais.

O alemão Markus Kattner, que fazia parte da direção do ex-presidente da FIFA Josep Blatter, com responsabilidades na direção financeira, terá recebido as somas em causa a título de bónus, com base num contrato cujos termos foram mantidos em segredo no seio da organização.

Secretário-geral adjunto, Markus Kattner substituiu interinamente o francês Jérôme Valcke, suspenso por 12 anos de todas as atividades relacionadas com o futebol, no âmbito do escândalo de corrupção que abalou a instituição.

Em maio, no 66.º congresso da FIFA, que decorreu na Cidade do México, a FIFA elegeu a senegalesa Fatma Samoura, diplomata das Nações Unidas, como nova secretária-geral adjunta da organização, estando a posse prevista para meados de junho.

"A FIFA não fará mais comentários e continuará a colaborar com as autoridades envolvidas", comunicou a FIFA.

Lusa

  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual em que aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.