sicnot

Perfil

Desporto

Adepto de futebol italiano condenado a 26 anos de prisão por matar um rival

Um tribunal sentenciou hoje um dos mais violentos adeptos italianos a 26 anos de prisão, considerando-o culpado pela morte de um rival, antes da disputa da final da Taça de Itália de futebol.

© Tony Gentile / Reuters

Daniele De Santis, um 'ultra' da AS Roma, foi condenado por ter disparado sobre Ciro Esposito, que faleceu 53 dias depois, durante os confrontos com os adeptos do Nápoles, que se encontravam na capital italiana para assistirem à final da Taça, que oporia os napolitanos à Fiorentina, em 2014.

Os advogados de De Santis argumentaram, sem sucesso, que o autor dos disparos tê-lo-ia feito "em defesa própria", tendo visto o juiz sentenciar ainda o pagamento de uma indemnização à família de Esposito.

"Perdoei o Daniele no dia a seguir aos confrontos, nunca senti ódio por ele, apenas reclamei justiça", disse a mãe de Esposito, Antonella Leardi, aos repórteres após a leitura da sentença.

O juiz sentenciou ainda dois adeptos do Nápoles, envolvidos nos incidentes violentos ocorridos no bairro Tor di Quinto, em Roma, a oito meses de prisão, menos do que os três anos solicitados pela acusação.

Durante os incidentes, cinco polícias ficaram feridos, a partida foi atrasada cerca de 45 minutos e acabou com a vitória do Nápoles, por 3-1, após 90 minutos quase em silêncio.

Lusa

  • Adeptos não devem transformar frustação em agressividade
    4:41

    Desporto

    Sporting ou Benfica vão festejar este domingo a conquista do campeonato nacional de futebol. Fora das quatro linhas, em jogo, estão sempre muitas emoções: explosões de alegria ou a mais profunda das desilusões. Porque um adepto deve estar preparado para tudo é importante saber lidar com a frustação. A psicóloga Margarida Cordo deixou algumas dicas na Edição da Noite da SIC Notícias: "não transformar a frustação em agressividade, porque às vezes a frustação é uma oportunidade de exprimirmos sentimentos negativos de outra ordem que nada têm a ver com o futebol".

  • "Não vou ceder, não vou render-me, não vou desistir da candidatura"
    2:02
  • Obama, Presidente francês?
    1:55

    Mundo

    A resposta é óbvia, mas não demoveu quatro franceses, descontentes com os candidatos às Presidenciais no seu país. A ideia começou como brincadeira, mas já recolheu 43 mil assinaturas. 

  • Trump apanhado a ensaiar no carro
    1:08
  • Mulheres democratas de branco para mostrar que não abdicam dos diretos conquistados

    Mundo

    Uma "mancha branca" sobressaiu esta terça-feira no Congresso norte-americano, durante o primeiro discurso de Donald Trump. A maioria das 66 mulheres representantes e delegadas do Partido Democrata vestiram-se de branco, num ato simbólico a fazer recordar o movimento sufragista feminino, que encorajava as apoiantes a vestirem-se de branco. Tal como então, a cor da pureza foi agora recuperada, desta feita para mostrar a Trump que as mulheres não abdicam dos direitos conquistados no início do século XX.

  • Treinador do "The Biggest Loser" teve ataque cardíaco

    Mundo

    Foi o próprio Bob Harper que partilhou a notícia no seu Instagram. O ex-treinador do famoso programa de televisão sofreu um ataque cardíaco enquanto treinava no ginásio. Esteve oito dias internado mas, felizmente, já está em casa a recuperar.

  • Prisões recebem manual para lidar com fugas
    2:07

    País

    O Governo vai fazer o maior investimento de sempre nos serviços prisionais. São 2.600 milhões de euros para reforçar a segurança nas prisões. Entretanto. já foi distribuído um manual de procedimentos em caso de fuga.