sicnot

Perfil

Desporto

Mircea Lucescu é o novo treinador do Zenit

O romeno Mircea Lucescu, treinador do Shakhtar Donetsk nas últimas 12 épocas e meia, vai assumir o comando técnico do Zenit de São Petersburgo, anunciou hoje o clube russo de futebol na sua página oficial.

© Gleb Garanich / Reuters

No Zenit, o técnico romeno irá encontrar os portugueses Luís Neto e Danny.

Lucescu, de 70 anos, oito vezes campeão na equipa ucraniana (2004-05, 2005-06, 2007-08, 2009-10, 2010-11, 2011-12, 2012-13, 2013-14) e vencedor da Taça UEFA (2008/09), chegará ao clube a 01 de julho.

O técnico optou pelo Zenit, no qual ocupará o lugar deixado vago pelo treinador português André Villas-Boas, apesar das ofertas que terá recebido para regressar à Turquia, onde treinou anteriormente Galatasaray e Besiktas.

Apesar dos oito títulos conquistados, nos últimos dois anos o Shakhtar viu-se 'destronado', com as conquistas do Dínamo Kiev, muito devido ao facto de o clube ter que abandonar a zona de Donetsk, devido à guerra.

Mircea Lucescu alertou em várias ocasiões para a situação, agravada com a redução no orçamento da equipa.

A saída do treinador romeno acontece também quando se fala na ida para o Shakhtar do treinador Paulo Fonseca, que no domingo venceu a Taça de Portugal pelo Sporting de Braga.

Esta época, a equipa ucraniana eliminou o Braga nos quartos de final da Liga Europa (com vitórias por 2-1 fora e 4-0 em Lviv), mas acabaria afastada nas meias-finais pelos espanhóis do Sevilha, que viriam a conquistar o troféu.

Lusa

  • Milhares protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente
    1:55

    Mundo

    Milhares de pessoas voltaram a protestar contra Donald Trump, nos Estados Unidos da América. As marchas em várias cidades aconteceram no feriado que assinala o Dia do Presidente. Os manifestantes exigiram a destituição do chefe de Estado.

  • O mistério da morte do meio irmão de Kim Jong-un
    2:32
  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Homens e mulheres nas tarefas domésticas
    2:09

    País

    Nas gerações mais novas, já há sinais de mudança na divisão e partilha de tarefas em casa. No entanto, entre os mais velhos, as tarefas de casa são quase sempre obrigação da mulher. A igualdade entre homens e mulheres é ainda miragem dentro de casa e em termos de salários.