sicnot

Perfil

Desporto

Luciano Gonçalves promete lutar por uma maior "credibilização e transparência" da arbitragem

Luciano Gonçalves foi hoje empossado como o novo presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) para o quadriénio de 2016-2019, pretendendo lutar por uma maior credibilização do setor.

(SIC/Arquivo)

(SIC/Arquivo)

"O nosso principal objetivo é lutar por uma maior credibilização e transparência do setor da arbitragem", prometeu Luciano Gonçalves, que sucede a José Gomes como líder da APAF e que vai presidir a um organismo com 37 anos de existência e cerca de 3.200 associados.

Na cerimónia que decorreu na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o dirigente disse ter "orgulho no passado da associação e confiança no futuro".

"Sabemos que nada conseguiremos sem o apoio dos nossos associados", adiantou Luciano Gonçalves.

O novo dirigente máximo da associação dos árbitros elogiou o "fantástico trabalho" realizado pelo anterior presidente da APAF, José Gomes, e está de acordo com a intenção de Fernando Gomes, presidente da FPF, em tornar públicos os relatórios dos árbitros após cada jornada e na criação de um novo sistema de classificação dos mesmos.

"Somos favoráveis à divulgação pública dos relatórios dos jogos e pugnamos por um novo sistema de classificação que distinga o trabalho regular dos juízes. Temos um grupo de jovens árbitros muito promissor e de qualidade", sublinhou Luciano Gonçalves.

O novo líder da APAF pretende manter um bom diálogo com o Conselho de Arbitragem da FPF e recordou que Vítor Pereira foi um excelente árbitro, um ótimo formador, mas nem sempre conseguiu ser um "bom dirigente".

Luciano Gonçalves faz da construção de uma nova sede para a APAF um dos principais objetivos do seu mandato.

"Sentimos a importância de angariar uma nova sede. Conto com o contributo de todos, dentro do lema da nossa campanha - Uma APAF para frente e para todos", concluiu.

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, prometeu um diálogo franco e aberto com os árbitros e elogiou o papel protagonizado por José Gomes, o anterior líder da APAF.

"Desempenhou um papel determinante nos últimos quatro anos na defesa intransigente do setor da arbitragem", vincou.

Gomes, que se recandidatou a um novo mandato para os próximos quatro anos e que vai a votos no próximo dia 4 de junho, destacou novamente alguns dos principais pressupostos do seu manifesto eleitoral: "Vamos introduzir o vídeo-árbitro de uma forma ainda experimental, reformular a classificação dos árbitros e tornar púbicos, após cada jornada, os relatórios dos árbitros. Tudo em prol de uma maior transparência e credibilização do futebol".

Lusa

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Mariana Mortágua acusa Governo anterior de deixar escapar milhões para offshores
    1:39

    Opinião

    Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para mais um Esquerda Direita. Mariana Mortágua acusou o Governo anterior de, por opção ou negligência, ter deixado escapar 10 mil milhões de euros para offshores. Já Adolfo Mesquita Nunes, do CDS-PP, desvalorizou o assunto afirmando que serve apenas para desviar as atenções da questão da Caixa Geral de Depósitos

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.