sicnot

Perfil

Desporto

SAD do Sporting com prejuízo de 17,106 M€

A SAD do Sporting registou um prejuízo de 17,106 milhões de euros nos primeiros nove meses do exercício referente à época futebolística 2015/2016, segundo o comunicado enviado na terça-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O encontro está agendado para sábado, às 20:00, no Estádio José Alvalade. (Arquivo)

O encontro está agendado para sábado, às 20:00, no Estádio José Alvalade. (Arquivo)

© Reuters Photographer / Reuters

De acordo com o clube lisboeta, os resultados "são negativamente influenciados pelo resultado da decisão do Tribunal Arbitral Suíço que obrigou à constituição de uma provisão", no valor de 14,391 milhões de euros, referente ao processo interposto pela Doyen.

A SAD leonina, que compara o resultado com os 22,125 milhões de euros positivos no mesmo período da época passada, assinala que foi interposto recurso de anulação da decisão para o Supremo Tribunal Suíço em 22 de fevereiro de 2016, por considerar que "a deliberação em causa está ferida de ilegalidades".

O comunicado da sociedade sportinguista assinala que o terceiro trimestre da temporada 2015/2016 até foi positivo, em 1,046 milhões de euros, observando que, sem a constituição das provisões imposta pela justiça suíça, teria apresentado um prejuízo significativamente menor, de 2,715 milhões de euros.

O prejuízo é também justificado pela decisão "de não proceder à alienação de direitos desportivos de atletas considerados fundamentais para o sucesso desportivo e, consequentemente, económico", lembrando que o Sporting terminou a Liga no segundo lugar e conquistou o apuramento para a Liga dos Campeões da próxima época.

As transações efetuadas durante a reabertura do mercado de transferências, em janeiro, mexeram pouco com as contas da SAD, tendo o avançado colombiano Fredy Montero proporcionado o maior encaixe, de cinco milhões de euros, com as restantes entradas e saídas a ficarem muito longe deste valor.

Os resultados operacionais foram positivos em 637.000 euros, ajudados pela celebração do contrato de patrocínio e de direitos televisivos com a NOS e a PPTV, que minimizou a quebra de receitas motivada pelo afastamento nos play-off de qualificação para a Liga dos Campeões.

Os 17,106 milhões de euros negativos apresentados hoje pela SAD do Sporting, um dia depois do limite para a comunicação das contas à CMVM, seguem em linha com os resultados dos rivais: o Benfica registou um prejuízo de 9,35 milhões de euros e o FC Porto de 37,9 milhões de euros.

Lusa

  • Como não perder Barack e Michelle Obama nas redes sociais

    Mundo

    Sair da Casa Branca implica mais que reunir objetos físicos: é preciso guardar também os tweets, os posts e todo o conteúdo digital produzido nos últimos oito anos pelo Presidente dos EUA e pela primeira-dama. A equipa de Barack Obama já preparou tudo para que nada se perca do seu legado digital.

  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.