sicnot

Perfil

Desporto

Ciclista Tejay Van Garderen de fora do Rio 2016 por receio do Zika

O ciclista norte-americano Tejay Van Garderen, um dos melhores da atualidade, recusou participar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto, por receio do vírus Zika.

© Bogdan Cristel / Reuters

A mulher de Van Garderen está grávida e o atleta, que deverá ser o chefe-de-fila da equipa BMC na Volta à França, em julho, não quer correr quaisquer riscos, já que o referido vírus está relacionado com deficiências dos recém-nascidos e é transmitido por mosquitos.

"Se Jessica não estivesse grávida, assumindo que seria selecionado, iria aos Jogos", disse o ciclista ao CyclingTips, página da especialidade na internet.

Porém, os factos são outros, segundo Tejay Van Garderen: "Ela está grávida e, com um bebé na barriga, não quero correr quaisquer riscos".

O vírus Zika pode, também, ser transmitido sexualmente e a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou às pessoas que visitem as áreas infetadas, como o Rio de Janeiro, que receberá os Jogos, pratiquem sexo seguro ou se abstenham de o fazer durante oito semanas após deixarem os locais.

A convocação de Tejay Van Garderen para a equipa norte-americana de ciclismo ainda não estava assegurada, apesar de ele ser especialista no contrarrelógio, uma das disciplinas olímpicas.

Lusa

  • "É ilusão achar que se pode voltar ao ponto em que começou a crise. Isso não há!"
    0:58
  • "O polvo está perfeitamente à rasca"
    1:45