sicnot

Perfil

Desporto

Ciclista Tejay Van Garderen de fora do Rio 2016 por receio do Zika

O ciclista norte-americano Tejay Van Garderen, um dos melhores da atualidade, recusou participar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto, por receio do vírus Zika.

© Bogdan Cristel / Reuters

A mulher de Van Garderen está grávida e o atleta, que deverá ser o chefe-de-fila da equipa BMC na Volta à França, em julho, não quer correr quaisquer riscos, já que o referido vírus está relacionado com deficiências dos recém-nascidos e é transmitido por mosquitos.

"Se Jessica não estivesse grávida, assumindo que seria selecionado, iria aos Jogos", disse o ciclista ao CyclingTips, página da especialidade na internet.

Porém, os factos são outros, segundo Tejay Van Garderen: "Ela está grávida e, com um bebé na barriga, não quero correr quaisquer riscos".

O vírus Zika pode, também, ser transmitido sexualmente e a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou às pessoas que visitem as áreas infetadas, como o Rio de Janeiro, que receberá os Jogos, pratiquem sexo seguro ou se abstenham de o fazer durante oito semanas após deixarem os locais.

A convocação de Tejay Van Garderen para a equipa norte-americana de ciclismo ainda não estava assegurada, apesar de ele ser especialista no contrarrelógio, uma das disciplinas olímpicas.

Lusa

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.