sicnot

Perfil

Desporto

Ciclista Tejay Van Garderen de fora do Rio 2016 por receio do Zika

O ciclista norte-americano Tejay Van Garderen, um dos melhores da atualidade, recusou participar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto, por receio do vírus Zika.

© Bogdan Cristel / Reuters

A mulher de Van Garderen está grávida e o atleta, que deverá ser o chefe-de-fila da equipa BMC na Volta à França, em julho, não quer correr quaisquer riscos, já que o referido vírus está relacionado com deficiências dos recém-nascidos e é transmitido por mosquitos.

"Se Jessica não estivesse grávida, assumindo que seria selecionado, iria aos Jogos", disse o ciclista ao CyclingTips, página da especialidade na internet.

Porém, os factos são outros, segundo Tejay Van Garderen: "Ela está grávida e, com um bebé na barriga, não quero correr quaisquer riscos".

O vírus Zika pode, também, ser transmitido sexualmente e a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou às pessoas que visitem as áreas infetadas, como o Rio de Janeiro, que receberá os Jogos, pratiquem sexo seguro ou se abstenham de o fazer durante oito semanas após deixarem os locais.

A convocação de Tejay Van Garderen para a equipa norte-americana de ciclismo ainda não estava assegurada, apesar de ele ser especialista no contrarrelógio, uma das disciplinas olímpicas.

Lusa

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Governo garante que programa de ajuda alimentar será executado em 2017
    2:56

    País

    O Governo não executou o programa europeu que, no ano passado, apoiou 400 mil portugueses e é acusado de ter desperdiçado este ano 28 milhões de euros em ajuda alimentar. O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, garante que o programa será executado em 2017 e que este ano serviu para tomar medidas no sentido dessa implementação.

  • Sol e calor teimam em ficar para o Natal
    1:50

    País

    Com o Natal à porta, o sol teima em ficar um pouco por todo o país. Até a norte as temperaturas estão altas para esta época do ano com o distrito do Porto a rondar os 18 graus.

  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47