sicnot

Perfil

Desporto

Etíope Almaz Ayana faz segunda melhor marca da história nos 5.000 metros

A atleta etíope Almaz Ayana conseguiu hoje a segunda melhor marca da história nos 5.000 metros, ao correr a distância em 14.12,59 minutos durante o 'meeting' de Roma da Liga Diamante.

© Ruben Sprich / Reuters

No Estádio Olímpico de Roma, Ayana já assumiu que acredita que vai conseguir bater o recorde do mundo da sua compatriota Tirunesh Dibaba, que, há oito anos, conseguiu uma marca de 14.11,15 minutos.

Nos 3.000 metros obstáculos, numa corrida dominada por quenianos, Conseslus Kipruto conseguiu a melhor marca mundial do ano, com 8.01,41 minutos.

Na sempre aguardada prova dos 100 metros, o norte-americano Justin Gatlin foi o vencedor, em 9,93 segundos, à frente do compatriota Ameer Webb (9,94), que bateu o seu recorde pessoal.

Também a jamaicana Janeive Russel, nos 400 metros barreiras (53,96 segundos), e a sul-africana Caster Semenya, nos 800 metros (1.56,64 minutos), fizeram melhores marcas mundiais do ano.

Lusa

  • "Ainda falta muito em termos de estudo"
    3:51

    Opinião

    Uma equipa internacional de astrónomos, detetou, fora do Sistema Solar, sete planetas semelhantes à Terra, onde a água poderá existir em estado líquido. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela NASA. Pedro Machado, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, esteve na Edição da Tarde para falar sobre esta descoberta.

  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.