sicnot

Perfil

Desporto

Procuradoria da Justiça pede absolvição de Lionel Messi

A Procuradoria de Justiça requereu hoje a absolvição do futebolista do FC Barcelona Lionel Messi, que está a ser julgado por evasão fiscal, mas o advogado do fisco manteve as acusações, comparando-o o futebolista a um chefe do crime.

© POOL New / Reuters

"Lionel Andres Messi deve ser absolvido", afirmou o Procurador Raquel Amado na manhã da última audiência do processo e na ausência de Messi, que se encontra nos Estados Unidos com a seleção argentina para disputar a Copa América.

O magistrado defendeu que o jogador argentino de 28 anos não conhecia nada sobre o esquema montado pelo pai e pelos seus advogados de criar sociedades em paraísos fiscais para evitar o pagamento de 4,16 milhões de euros ao fisco espanhol.

"Ele não queria pagar os seus impostos, essa é que é a questão essencial. Que ele se tenha desinteressado da forma como isso seria feito, é outra coisa", contrapôs Mario Maza, advogado do Fisco, para quem Messi "é como o chefe de uma estrutura criminosa, que está no topo da hierarquia e que não quer saber dos executantes ou do método por estes utilizado".

Maza pede o pagamento do montante em que o estado espanhol foi defraudado e uma pena de 22 meses de prisão para Messi e seu pai.

Desde terça-feira que ambos estão a ser julgados no Palácio da Justiça de Barcelona por terem montado um esquema de fuga ao fisco assente em várias sociedades criadas no Reino Unido, Suíça, Belize e Uruguai, com o objetivo de pagar os impostos correspondentes aos direitos de imagem do jogador argentino celebrados com marcas como a Adidas, a Konami, a Pepsi e a Danone entre 2007 e 2009.

Lusa

  • Prisão preventiva para homicida de Barcelos
    1:43

    País

    O alegado homicida de Barcelos vai ficar em prisão preventiva, por quatro crimes de homicídio. Adelino Briote foi ouvido este sábado de manhã no Tribunal de Braga, depois de na sexta-feira ter alegadamente degolado quatro pessoas na freguesia de Tamel, em Barcelos.

  • Homem suspeito de matar a mulher em Esmoriz

    País

    Um homem é suspeito de ter esfaqueado este sábado mortalmente a mulher em Esmoriz, concelho de Ovar, num contexto de violência doméstica, disse à agência Lusa fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR).

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.