sicnot

Perfil

Desporto

Escolas russas vão ter aulas obrigatórias sobre luta antidopagem

As escolas da Rússia vão ter aulas obrigatórias sobre a luta antidopagem, no âmbito de uma campanha que pretende mudar a atitude da sociedade relativamente ao doping, anunciaram hoje as autoridades russas.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Maxim Shemetov / Reuters

Em comunicado, o ministro do Desporto russo esclareceu que as aulas farão parte da disciplina de educação física e abrangerão milhões de jovens em toda a Rússia, de modo a incutir "um espírito de ética e transparência na juventude russa".

De acordo com Vitali Mutko, o programa será aplicado a partir do próximo ano escolar e começará com lições que visam inculcar aos profissionais do desporto e da saúde os valores desportivos, para que estes percebam que "a dopagem é inaceitável".

A etapa seguinte inclui uma formação suplementar, destinada aos médicos, ao pessoal médico, aos treinadores e a todos aqueles que trabalham com federações desportivas.

"Trabalhamos com afinco de modo a assegurar que o desporto russo seja próprio e justo e a educação da próxima geração de atletas é crucial. Estamos conscientes que para obter verdadeiras mudanças, devemos sensibilizar os atletas quanto a estas problemáticas desde o início das suas carreiras", defendeu no comunicado Natalia Jelanova, a conselheira do ministro do Desporto.

A Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), que suspendeu a Rússia de todas as competições internacionais, tomará uma decisão quanto à participação da seleção russa nos Jogos Olímpicos do Rio2016 a 17 de junho.

A suspensão foi implementada na sequência do escândalo de dopagem generalizada no atletismo russo, revelado em novembro num relatório da Agência Mundial Antidopagem (AMA).

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.