sicnot

Perfil

Desporto

Irregularidade no asfalto na origem do acidente de Luis Salom

A telemetria da moto de Luis Salom, hoje divulgada, indica que a passagem sobre uma irregularidade no asfalto com o travão acionado, à velocidade de uma volta rápida, provocou o acidente fatal do espanhol nos treinos livres de Moto2.

© Heino Kalis / Reuters

De acordo com os dados fornecidos pela equipa de Salom, o piloto chegou à zona de travagem para a curva 12 do circuito da Catalunha, palco da sétima prova do Mundial de motociclismo de velocidade, seis km/h mais lento do que na sua volta rápida, o que o levou a travar nove metros mais tarde do que o habitual.

"Na entrada desta curva existe uma irregularidade no asfalto, conhecida de todos os pilotos, e o atraso na travagem fez com que o Luis Salom tivesse mantido o travão acionado ao passar por cima dela, ao contrário da maioria das voltas anteriores, em que soltou antes o travão", informou a equipa.

O facto de manter a moto em travagem e passar sobre aquela irregularidade a velocidade idêntica à de uma volta rápida "provocou uma pressão excessiva sobre o pneu dianteiro e uma perda de aderência, que provocou a sua queda, com o resultado trágico que é conhecido".

Salom morreu na sexta-feira, aos 24 anos, em consequência de um acidente sofrido nos treinos livres do Grande Prémio da Catalunha de Moto2, que foi suspensa a 24 minutos do fim e nos quais participou o piloto português Miguel Oliveira.

De acordo com a organização do Mundial, Salom foi assistido pelos médicos presentes no circuito, mas devido à gravidade dos ferimentos, foi transportado de ambulância para o Hospital Central da Catalunha, onde foi decretado o óbito.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes. Os passageiros desembarcaram, como registou no Twitter um jornalista da Al-Jazzera que seguia a bordo. Segundo este depoimento, uma pessoa foi levada para o hospital com problemas cardíacos.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.