sicnot

Perfil

Desporto

Irregularidade no asfalto na origem do acidente de Luis Salom

A telemetria da moto de Luis Salom, hoje divulgada, indica que a passagem sobre uma irregularidade no asfalto com o travão acionado, à velocidade de uma volta rápida, provocou o acidente fatal do espanhol nos treinos livres de Moto2.

© Heino Kalis / Reuters

De acordo com os dados fornecidos pela equipa de Salom, o piloto chegou à zona de travagem para a curva 12 do circuito da Catalunha, palco da sétima prova do Mundial de motociclismo de velocidade, seis km/h mais lento do que na sua volta rápida, o que o levou a travar nove metros mais tarde do que o habitual.

"Na entrada desta curva existe uma irregularidade no asfalto, conhecida de todos os pilotos, e o atraso na travagem fez com que o Luis Salom tivesse mantido o travão acionado ao passar por cima dela, ao contrário da maioria das voltas anteriores, em que soltou antes o travão", informou a equipa.

O facto de manter a moto em travagem e passar sobre aquela irregularidade a velocidade idêntica à de uma volta rápida "provocou uma pressão excessiva sobre o pneu dianteiro e uma perda de aderência, que provocou a sua queda, com o resultado trágico que é conhecido".

Salom morreu na sexta-feira, aos 24 anos, em consequência de um acidente sofrido nos treinos livres do Grande Prémio da Catalunha de Moto2, que foi suspensa a 24 minutos do fim e nos quais participou o piloto português Miguel Oliveira.

De acordo com a organização do Mundial, Salom foi assistido pelos médicos presentes no circuito, mas devido à gravidade dos ferimentos, foi transportado de ambulância para o Hospital Central da Catalunha, onde foi decretado o óbito.

Lusa

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42