sicnot

Perfil

Desporto

Halterofilistas russas medalhadas em Pequim2008 apanhadas com doping

As halterofilistas russas Martina Shainova e Nadejda Ievstiukhina, que conquistaram medalhas em Pequim2008, foram testadas positivo nesses Jogos Olímpicos, revelou hoje um dos treinadores.

© Oleg Popov / Reuters

"A amostra B revelou positivo para turinabol. Ainda não decidimos o que fazer. A Marina está a conversar com outros atletas. Os papeis quanto à decisão ainda não chegaram, mas é claro que agora vão tirar-lhe a medalha e desqualificá-la. A Evstyukhina está na mesma situação, tudo foi confirmado", disse o treinador Vladimir Shainov.

Shainova, de 30 anos, foi prata na categoria de 58 quilos: na carreira tem quatro títulos europeus, tendo-se retirado em 2015 devido a problemas de saúde.

Evstyukhina, de 28 anos, foi bronze em 75 quilos em Pequim2008 e tem no currículo três títulos mundiais e dois europeus.

Em maio, o Comité Olímpico da Rússia revelou que 14 dos seus atletas em Pequim2008 deram positivo por doping em novos testes às suas amostras durante os Jogos.

O Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou que 31 atletas de 12 países falharam testes de doping depois de novas análises às amostras colhidas durante os Jogos Olímpicos Pequim2008.

Na segunda-feira, o COI revelou que 20 halterofilistas, 10 a competir nos Jogos Pequim2008 e outros tantos em Londres2012, alguns deles medalhados, tiveram reanálises antidoping anormais.

Lusa

  • "A Assembleia tem tudo para correr mal"
    5:09
  • "Até ao dia 23 muitas coisas boas e más vão acontecer"
    2:24
  • GNR só teve acesso às imagens das agressões em Alcochete 12 horas depois
    1:42

    Crise no Sporting

    A GNR não pôde visionar as imagens de videovigilância da Academia de Alcochete logo que chegou ao local. O sistema estava inoperacional, o que fez com que as imagens só fossem entregues quase 12 horas depois do ataque à equipa do Sporting. Entre as provas recolhidas, estão também impressões digitais e vestígios de sangue encontrados na zona do balneário.

  • Juiz considera que agressões em Alcochete foram "ato terrorista"
    1:59

    Crise no Sporting

    O juiz que decretou a prisão preventiva dos 23 detidos pelo ataque à Academia do Sporting considera que se tratou de um ato terrorista. Diz mesmo que os agressores tiveram um comportamento chocante e que perverte o espírito desportivo. Sete dos 23 detidos já foram condenados por outros crimes, mas não chegaram a pena de prisão.

  • Gonçalo Guedes: o menino franzino que jogava mais que os outros em Benavente
    8:47
  • A promessa que João Mário vai ter de cumprir se Portugal for campeão
    1:36
  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC

  • Universidade de Coimbra não retira Honoris Causa a Lula
    3:30