sicnot

Perfil

Desporto

Halterofilistas russas medalhadas em Pequim2008 apanhadas com doping

As halterofilistas russas Martina Shainova e Nadejda Ievstiukhina, que conquistaram medalhas em Pequim2008, foram testadas positivo nesses Jogos Olímpicos, revelou hoje um dos treinadores.

© Oleg Popov / Reuters

"A amostra B revelou positivo para turinabol. Ainda não decidimos o que fazer. A Marina está a conversar com outros atletas. Os papeis quanto à decisão ainda não chegaram, mas é claro que agora vão tirar-lhe a medalha e desqualificá-la. A Evstyukhina está na mesma situação, tudo foi confirmado", disse o treinador Vladimir Shainov.

Shainova, de 30 anos, foi prata na categoria de 58 quilos: na carreira tem quatro títulos europeus, tendo-se retirado em 2015 devido a problemas de saúde.

Evstyukhina, de 28 anos, foi bronze em 75 quilos em Pequim2008 e tem no currículo três títulos mundiais e dois europeus.

Em maio, o Comité Olímpico da Rússia revelou que 14 dos seus atletas em Pequim2008 deram positivo por doping em novos testes às suas amostras durante os Jogos.

O Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou que 31 atletas de 12 países falharam testes de doping depois de novas análises às amostras colhidas durante os Jogos Olímpicos Pequim2008.

Na segunda-feira, o COI revelou que 20 halterofilistas, 10 a competir nos Jogos Pequim2008 e outros tantos em Londres2012, alguns deles medalhados, tiveram reanálises antidoping anormais.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.