sicnot

Perfil

Desporto

Halterofilistas russas medalhadas em Pequim2008 apanhadas com doping

As halterofilistas russas Martina Shainova e Nadejda Ievstiukhina, que conquistaram medalhas em Pequim2008, foram testadas positivo nesses Jogos Olímpicos, revelou hoje um dos treinadores.

© Oleg Popov / Reuters

"A amostra B revelou positivo para turinabol. Ainda não decidimos o que fazer. A Marina está a conversar com outros atletas. Os papeis quanto à decisão ainda não chegaram, mas é claro que agora vão tirar-lhe a medalha e desqualificá-la. A Evstyukhina está na mesma situação, tudo foi confirmado", disse o treinador Vladimir Shainov.

Shainova, de 30 anos, foi prata na categoria de 58 quilos: na carreira tem quatro títulos europeus, tendo-se retirado em 2015 devido a problemas de saúde.

Evstyukhina, de 28 anos, foi bronze em 75 quilos em Pequim2008 e tem no currículo três títulos mundiais e dois europeus.

Em maio, o Comité Olímpico da Rússia revelou que 14 dos seus atletas em Pequim2008 deram positivo por doping em novos testes às suas amostras durante os Jogos.

O Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou que 31 atletas de 12 países falharam testes de doping depois de novas análises às amostras colhidas durante os Jogos Olímpicos Pequim2008.

Na segunda-feira, o COI revelou que 20 halterofilistas, 10 a competir nos Jogos Pequim2008 e outros tantos em Londres2012, alguns deles medalhados, tiveram reanálises antidoping anormais.

Lusa

  • Traço contínuo às curvas
    2:42
  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Cristas calcula défice de 3,7% sem "cortes cegos" das cativações
    0:45

    Economia

    Assunção Cristas diz que o défice de 2,1% só foi conseguido porque o Governo fez cortes cegos na despesa pública. Esta manhã, depois de visitar uma unidade de cuidados continuados em Sintra, a presidente do CDS-PP afirmou que, pelas contas do partido, sem cativações, o défice estaria nos 3,7%.

  • Reservas de viagens na Páscoa e no verão aumentaram
    1:19

    Economia

    As reservas de viagens no período da Páscoa e do verão aumentaram este ano, tanto para o estrangeiro como para dentro de Portugal. O Algarve, a Madeira e os Açores continuam a ser os destinos de eleição. Os portugueses estão também a marcar férias com mais antecedência, uma das receitas para conseguir melhores preços.

  • Escada rolante inverte sentido e varre dezenas de pessoas
    1:15
  • Sol influencia alterações climáticas na Terra

    Mundo

    As flutuações da atividade solar têm um efeito sobre o clima da Terra, concluiu um estudo de investigadores suíços, que conseguiu, pela primeira vez, estimar a influência do Sol no aquecimento do planeta.