sicnot

Perfil

Desporto

Liga admite que é inevitável alargar campeonato para integrar Gil Vicente

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) admitiu hoje que é inevitável alargar a I Liga para reintegrar o Gil Vicente, na sequência da decisão do Tribunal Administrativo de Lisboa sobre o 'Caso Mateus'.

"Dando o devido cumprimento à sentença do tribunal, o alargamento das competições é inevitável", refere a LPFP, em comunicado, após reunião extraordinária da direção do organismo.

A LPFP assegurou ainda não irá recorrer, acatando a decisão judicial, tal como anunciou na segunda-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), acrescentando ter decidido "levar o tema ao escrutínio soberano da Assembleia Geral de clubes, com caráter de urgência, a fim de se deliberar sobre o modelo competitivo a adotar em 2016/17".

Em agosto de 2006, o Gil Vicente, depois de ter assegurado a permanência, foi despromovido administrativamente à Liga de Honra, atual II Liga, devido à utilização do internacional angolano Mateus, quando o futebolista estava impedido por ter atuado com estatuto de amador, na época imediatamente anterior, ao serviço do Lixa.

Na nota, hoje publicada, a LPFP deixa, no entanto, claro que mantém uma estratégia que passa "inevitavelmente, por um emagrecimento das competições", situação que defende com o objetivo de "torná-las mais competitivas, atrativas e sustentáveis".

Neste sentido o organismo que gere futebol profissional em Portugal diz que, não obstante a "ligeira alteração de rumo" a que se vê obrigado, não abdicará e retomará "já na próxima época desportiva de 2017/18" a mesma estratégia, de redução.

"[Esta Direção] não hesitará em manter a continuidade do projeto delineado no início desta época desportiva para o quadriénio e aprovado em Assembleia Geral pelos clubes, deixando claro que, por unanimidade, se revê no princípio da valorização do mérito desportivo", explica em comunicado.

Na mesma informação, o organismo diz também que pretende vir a tomar "as medidas necessárias a obstar que, no futuro, ocorram situações análogas".

Para quarta-feira a LPFP tem agendada uma Assembleia Geral extraordinária da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), mas na qual estavam já previstos outros pontos de ordem.

A reunião magna, agendada para as 14:00, na sede da LPFP, no Porto, servirá para a apreciação, discussão e votação de propostas de alteração ao regulamento de arbitragem e ao regulamento disciplinar das competições organizadas pelo organismo

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.