sicnot

Perfil

Desporto

Operação investiga desvios de 21,6 milhões de euros em obra olímpica do Rio 2016

A Operação policial Bota-Fora, iniciada hoje no Brasil, está a investigar um alegado desvio de recursos públicos na ordem dos 85 milhões de reais (21,6 milhões de euros) nas obras do Complexo Esportivo Deodoro.

© Ricardo Moraes / Reuters

A informação foi avançada pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC), que realiza a operação em conjunto com a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Receita Federal, no Rio de Janeiro.

A operação cumpre oito mandados de busca e apreensão na sede administrativa do Consórcio Complexo Deodoro, responsável pela construção de arenas dos Jogos Olímpicos Rio 2016, na sede de outras empresas ligadas ao esquema e em residências dos investigados", informou o Ministério.

A partir de uma fiscalização feita em meados do ano passado, "foram detectados indícios de falsificação nos registos dos volumes de resíduos das obras de construção civil que são transportados do local das obras", lê-se num comunicado da tutela.

"Os volumes de resíduo foram superfaturados pelo Consórcio Complexo Deodoro, formado pelas empreiteiras Queiroz Galvão e OAS, mediante falsificação dos documentos comprobatórios e da contratação de uma empresa para simular o transporte e a disposição do material residuário das obras", lê-se na nota.

Segundo o Ministério, foi também apurado que "o consórcio construtor não pagou as despesas referentes à tarifa de disposição de resíduos da construção civil no local licenciado".

"A simulação de despesa de transporte de resíduos das obras, com a falsificação de documentos públicos e a oneração de custos incidentes sobre as obras olímpicas, representa um prejuízo potencial de 85 milhões de reais aos cofres públicos", de acordo com o comunicado.

Em março de 2016, a justiça do Rio de Janeiro determinou que fossem bloqueados 128,5 milhões de reais (32,7 milhões de euros) relativos ao transporte e descarte de resíduos, que seriam pagos à empresa Queiroz Galvão.

Os Jogos Olímpicos 2016 decorrem no Rio de Janeiro de 05 a 21 de agosto.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.