sicnot

Perfil

Desporto

Esloveno Aleksander Ceferin candidata-se à presidência da UEFA

O presidente da Federação de Futebol da Eslovénia (NZS), Aleksander Ceferin, declarou hoje que é candidato à sucessão de Michel Platini como presidente da UEFA, anuncio que surge três semanas após o holandês Michael van Praag ter manifestado a mesma intenção.

"Ceferin decidiu aceitar o desafio e irá apresentar a sua candidatura à presidência da UEFA", refere em comunicado a NZS, adiantado que o advogado, de 48 anos, "conta já com o apoio de 18 federações, incluindo a da Itália e da Rússia".

Aleksander Ceferin, em declarações à rádio pública Eslovénia, defendeu a necessidade de se proceder a "reformas no organismo", tornando a UEFA "o mais transparente possível e seguir o caminho traçado para a FIFA".

"Manifestamente, se eu reúno os apoios das federações que já me declararam estar do lado da minha candidatura é porque acham que eu tenho o perfil para liderar a organização (UEFA)", referiu ainda Aleksander Ceferin.

A UEFA vai reunir a 14 de setembro, em Atenas, para eleger o sucessor do francês Michel Platini, suspenso quatro anos pelo Tribunal Arbitral do Desporte (CAS), após ter recebido 1,8 milhões de euros em circunstâncias controversas.

Aleksander Ceferin, cujo nome foi mencionado nas últimas semanas, é o segundo dirigente a assumir-se como candidato à presidência da UEFA, depois do holandês Michael Van Praag, de 68 anos, vice-presidente do comité executivo do organismo.

Os candidatos têm até ao dia 20 de julho para formalizarem as suas candidaturas. Os nomes do português Fernando Gommes, de 64 anos, e do espanhol Ángel María Villar, de 68, que assumiu a chefia interino da UEFA, também circulam entre os possíveis candidatos.

Ao contrário do holandês Michael Van Praag, do português Fernando Gomes e do espanhol Ángel Maria Villar, o esloveno Aleksander Ceferin não exerce qualquer cargo dentro da estrutura da UEFA.

De acordo com a NZS, as federações de futebol de Itália, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia, Albânia, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Croácia, Chipre, Grécia, Macedónia, Montenegro, Romênia, Rússia, Sérvia, Eslovénia e Turquia apoiam a candidatura de Aleksander Ceferin.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.