sicnot

Perfil

Desporto

Esloveno Aleksander Ceferin candidata-se à presidência da UEFA

O presidente da Federação de Futebol da Eslovénia (NZS), Aleksander Ceferin, declarou hoje que é candidato à sucessão de Michel Platini como presidente da UEFA, anuncio que surge três semanas após o holandês Michael van Praag ter manifestado a mesma intenção.

"Ceferin decidiu aceitar o desafio e irá apresentar a sua candidatura à presidência da UEFA", refere em comunicado a NZS, adiantado que o advogado, de 48 anos, "conta já com o apoio de 18 federações, incluindo a da Itália e da Rússia".

Aleksander Ceferin, em declarações à rádio pública Eslovénia, defendeu a necessidade de se proceder a "reformas no organismo", tornando a UEFA "o mais transparente possível e seguir o caminho traçado para a FIFA".

"Manifestamente, se eu reúno os apoios das federações que já me declararam estar do lado da minha candidatura é porque acham que eu tenho o perfil para liderar a organização (UEFA)", referiu ainda Aleksander Ceferin.

A UEFA vai reunir a 14 de setembro, em Atenas, para eleger o sucessor do francês Michel Platini, suspenso quatro anos pelo Tribunal Arbitral do Desporte (CAS), após ter recebido 1,8 milhões de euros em circunstâncias controversas.

Aleksander Ceferin, cujo nome foi mencionado nas últimas semanas, é o segundo dirigente a assumir-se como candidato à presidência da UEFA, depois do holandês Michael Van Praag, de 68 anos, vice-presidente do comité executivo do organismo.

Os candidatos têm até ao dia 20 de julho para formalizarem as suas candidaturas. Os nomes do português Fernando Gommes, de 64 anos, e do espanhol Ángel María Villar, de 68, que assumiu a chefia interino da UEFA, também circulam entre os possíveis candidatos.

Ao contrário do holandês Michael Van Praag, do português Fernando Gomes e do espanhol Ángel Maria Villar, o esloveno Aleksander Ceferin não exerce qualquer cargo dentro da estrutura da UEFA.

De acordo com a NZS, as federações de futebol de Itália, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia, Albânia, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Croácia, Chipre, Grécia, Macedónia, Montenegro, Romênia, Rússia, Sérvia, Eslovénia e Turquia apoiam a candidatura de Aleksander Ceferin.

Lusa

  • Mário Centeno lidera hoje a primeira reunião do Eurogrupo
    1:56
  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

  • Quem são os arguidos da operação Fizz
    2:29

    País

    É já considerado o julgamento do ano da justiça portuguesa e o caso que está a abalar as relações entre Portugal e Angola. O processo da operação Fizz tem quatro arguidos, mas um deles, já é certo, não irá sentar-se esta segunda-feira no banco dos réus.

  • Que shutdown é este que paralisou os EUA?
    2:27
  • Casal que mantinha filhos acorrentados queria participar num reality show
    3:15
  • Quase 100 atletas testemunharam contra médico Larry Nassar
    1:38

    Desporto

    Quase 100 atletas e antigas ginastas da seleção dos Estados Unidos da América confrontaram esta semana, em tribunal, o médico Larry Nassar, acusado de assédio sexual. Em dezembro, o clínico foi condenado a 60 anos de prisão por um tribunal do Michigan, por posse de pornografia infantil.