sicnot

Perfil

Desporto

Estados Unidos nos quartos de final da Copa América

Os anfitriões Estados Unidos garantiram no sábado a qualificação para os quartos de final da Copa América de futebol, 'roubando' a liderança do Grupo A à Colômbia, que perdeu com a Costa Rica.

© USA Today Sports / Reuters

Com um triunfo a garantir-lhes o apuramento, os Estados Unidos venceram o Paraguai, por 1-0, com o único golo do triunfo a surgir aos 27 minutos, pelo experiente Clint Dempsey, que marcou pela 51.ª vez em jogos internacionais.

Mesmo a jogar com menos um elemento, desde os 48 minutos, depois de DeAndre Yedlin, que viu dois amarelos em poucos segundos, os norte-americanos conseguiram segurar a magra, mas decisiva vantagem.

O Paraguai, semifinalista em 2015 e que, em caso de triunfo, ainda tinha possibilidades de se apurar, jogou grande parte da partida no meio campo ofensivo, mas não conseguiram marcar, apesar das boas oportunidades, como aos 82 minutos, quando Jorge Benítez viu o guarda-redes Guzan fazer duas grandes defesas.

Já apurada, a Colômbia precisava de um empate para vencer o Grupo A e, provavelmente, 'fugir' ao Brasil nos quartos de final, mas acabou por ser derrotada pela Costa Rica, por 3-2.

Com o apuramento carimbado, o selecionador da Colômbia, José Pekerman, fez 10 alterações no 'onze', deixando no banco jogadores como David Ospina, James Rodríguez, Juan Cuadrado ou Carlos Bacca.

Vinda de sofrer uma goleada frente aos Estados Unidos, a Costa Rica, com o sportinguista Bryan Ruiz no 'onze', colocou-se em vantagem logo aos dois minutos, com um remate de fora da área de Johan Venegas.

Frank Fabra empatou a partida quatro minutos depois, mas viria a dar novamente vantage à Costa Rica, com um autogolo, aos 34 minutos.

Já na segunda parte, Celso Borges aumentou a vantagem dos costarriquenhos, aos 58 minutos, antes de Marlos Moreno reduzir, aos 73.

Com estes resultados, os Estados Unidos terminaram na frente o Grupo A, com seis pontos, os mesmos da Colômbia, mas com melhor diferença de golos, enquanto a Costa Rica ficou com quatro e o Paraguai com um.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.