sicnot

Perfil

Desporto

Chile conquista última vaga nos quartos da Copa América

O campeão em título Chile conquistou terça-feira a última vaga nos quartos de final da Copa América do Centenário, ao bater o Panamá por 4-2, na última jornada do Grupo D, em Filadélfia.

© USA Today Sports / Reuters

Necessitados apenas do empate, para se juntarem a Estados Unidos, Colômbia, Peru, Equador, México, Venezuela e Argentina, os chilenos ainda estiveram a perder, mas o sonho dos panamianos só durou 10 minutos.

Os avançados Eduardo Vargas, do Hoffenheim, e Alexis Sanchéz, do Arsenal, foram as grandes figuras do encontro, ao marcarem dois golos cada um, aos quais juntaram ainda a participação num terceiro.

Antes, aos cinco minutos, o Panamá adiantou-se no marcador, com um remate de fora da área de Miguel Camargo e a ajuda de um grande 'frango' de Claudio Bravo, depois de Gonzalo Jara perder a bola para o ex-Belenenses Gabriel Goméz.

Em desvantagem, o Chile reagiu de pronto, com Eduardo Vargas a empatar aos 15 minutos, na recarga a uma defesa incompleta de Jaime Penedo, a remate de Alexis Sánchez, que se isolou após jogada com Arturo Vidal.

A dois minutos do intervalo, Vargas voltou a faturar, desta vez de cabeça, depois de um centro perfeito de Jean Beausejour, sobre a esquerda.

O Panamá entrou forte na segunda parte, mas não concretizou as oportunidades criadas e, aos 50 minutos, Alexis Sánchez acabou com as dúvidas, ao concluir com um vistoso remate de primeira um cruzamento de Vargas.

Novamente com a ajuda de Bravo, os panamianos chegaram ao segundo golo, aos 75 minutos, com um cabeamento do suplente Abdiel Arroyo, que o guarda-redes do FC Barcelona não segurou, após um livre na direita.

O Panamá ainda precisava de mais dois golos para chegar aos 'quartos' e nem ameaçou o Chile, que ainda chegou ao quarto tento, aos 89 minutos, em mais um cabeceamento, agora de Alexis Sánchez, servido por José Fuenzalida.

Nos quartos de final, os campeões em título vão defrontar o México, a menos que, no último jogo da fase de grupos, a Argentina perca por pelo menos cinco golos face à Bolívia.

Lusa

  • Partidos vão apresentar propostas alternativas à descida da TSU
    2:52

    TSU

    O Presidente da República defende a redução da Taxa Social Única mas deixa a porta aberta a outra via para compensar o aumento do salário mínimo. PCP e Bloco de Esquerda insistem que não pode haver contrapartidas que estimulem os salários baixos mas admitem outras formas de aliviar as empresas. À direita, também o CDS irá apresentar propostas.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.