sicnot

Perfil

Desporto

Chile conquista última vaga nos quartos da Copa América

O campeão em título Chile conquistou terça-feira a última vaga nos quartos de final da Copa América do Centenário, ao bater o Panamá por 4-2, na última jornada do Grupo D, em Filadélfia.

© USA Today Sports / Reuters

Necessitados apenas do empate, para se juntarem a Estados Unidos, Colômbia, Peru, Equador, México, Venezuela e Argentina, os chilenos ainda estiveram a perder, mas o sonho dos panamianos só durou 10 minutos.

Os avançados Eduardo Vargas, do Hoffenheim, e Alexis Sanchéz, do Arsenal, foram as grandes figuras do encontro, ao marcarem dois golos cada um, aos quais juntaram ainda a participação num terceiro.

Antes, aos cinco minutos, o Panamá adiantou-se no marcador, com um remate de fora da área de Miguel Camargo e a ajuda de um grande 'frango' de Claudio Bravo, depois de Gonzalo Jara perder a bola para o ex-Belenenses Gabriel Goméz.

Em desvantagem, o Chile reagiu de pronto, com Eduardo Vargas a empatar aos 15 minutos, na recarga a uma defesa incompleta de Jaime Penedo, a remate de Alexis Sánchez, que se isolou após jogada com Arturo Vidal.

A dois minutos do intervalo, Vargas voltou a faturar, desta vez de cabeça, depois de um centro perfeito de Jean Beausejour, sobre a esquerda.

O Panamá entrou forte na segunda parte, mas não concretizou as oportunidades criadas e, aos 50 minutos, Alexis Sánchez acabou com as dúvidas, ao concluir com um vistoso remate de primeira um cruzamento de Vargas.

Novamente com a ajuda de Bravo, os panamianos chegaram ao segundo golo, aos 75 minutos, com um cabeamento do suplente Abdiel Arroyo, que o guarda-redes do FC Barcelona não segurou, após um livre na direita.

O Panamá ainda precisava de mais dois golos para chegar aos 'quartos' e nem ameaçou o Chile, que ainda chegou ao quarto tento, aos 89 minutos, em mais um cabeceamento, agora de Alexis Sánchez, servido por José Fuenzalida.

Nos quartos de final, os campeões em título vão defrontar o México, a menos que, no último jogo da fase de grupos, a Argentina perca por pelo menos cinco golos face à Bolívia.

Lusa

  • Chamas passaram por cima da A23
    1:06

    País

    A A23 esteve cortada ao longo do dia por causa do fumo e das chamas. Em direto para a SIC Notícias, perto das 18h30, os repórteres da SIC presenciaram o momento em que o fogo passou por cima da autoestrada da Beira Interior.

  • Várias povoações evacuadas no concelho de Nisa

    País

    Várias povoações do concelho de Nisa, no distrito de Portalegre, foram esta quarta-feira à noite evacuadas, devido à ameaça do incêndio que lavra no concelho, disse à agência Lusa a presidente do município, Idalina Trindade.

  • "Só numa ditadura é possível tentar esconder o número de vítimas"
    0:51

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O primeiro-ministro diz que é "lamentável" a tentativa de aproveitamento político à volta dos incêndios. António Costa esteve esta quarta-feira à tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no final do briefing, disse que é preciso confiança nas instituições do Estado. O primeiro-ministro deixou ainda muitas críticas à oposição no caso da lista de vítimas de Pedrógão Grande.

  • E os 10 mais ricos de Portugal são...

    Economia

    A família Amorim lidera a lista dos mais ricos do país, com uma fortuna avaliada em 3840 milhões de euros. Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos com 2532 milhões de euros. A família Guimarães de Mello ainda entra para o top 3, com um valor de 1471 milhões de euros. A lista foi elaborada pela revista EXAME, que conclui que os ricos estão ainda mais ricos, pela quarta vez consecutiva.

    Bárbara Ferreira

  • "Estou grávida! Estou a morrer!"
    1:14