sicnot

Perfil

Desporto

João Rodrigues será o porta-estandarte na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos

O velejador João Rodrigues vai ser o porta-estandarte português na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio2016, nos quais será o primeiro luso a atingir sete presenças, anunciou hoje o Comité Olímpico de Portugal (COP).

Arquivo - Londres 2012

Arquivo - Londres 2012

O madeirense, de 44 anos, vai participar na prova de RS:X, naquela que será a sua sétima presença olímpica consecutiva, tendo tido a sua estreia em Barcelona92, quando a classe de prancha à vela se chamava Lechner.

Foi em Barcelona que teve o seu pior resultado, ao terminar na 23.ª posição, conseguindo em Atlanta96 um sétimo lugar e em Atenas2004 o sexto, na então classe Mistral, na qual também foi 18.º em Sydney2000. Já em RS:X, João Rodrigues foi 11.º em Pequim2008 e 14.º em Londres2012.

"Foi com enorme alegria que recebi, do Chefe de Missão aos Jogos Olímpicos do Rio2016, o convite para ser o porta-estandarte da Missão Portuguesa, naquele que é o maior evento desportivo do planeta. Agradeço profundamente a honra que me é concedida, honra esta extensível à modalidade da vela e à Região Autónoma da Madeira, onde nasci e cresci", disse João Rodrigues, em declarações ao sítio do COP.

João Rodrigues assumiu ainda que ser porta-estandarte "é também uma responsabilidade", considerando que este convite do Chefe de Missão, José Garcia, faz com que seja a imagem da equipa portuguesa.

"Ao endereçar-me o convite, certamente o Chefe de Missão entendeu que o meu percurso, de alguma forma, faria com que os portugueses se identificassem com esta equipa. Essa parece-me ser a principal missão do porta-estandarte. Espero poder estar à altura", afirmou.

José Garcia, Chefe de Missão ao Rio2016 e que esteve com João Rodrigues nas equipas olímpicas em Barcelona92 e Atlanta96, disse que para esta nomeação "foi considerado o impressionante currículo desportivo" do atleta.

"Iniciou-se na prática da vela aos nove anos e ao longo da sua carreira, somou dezenas de títulos nacionais, medalhas em inúmeras competições internacionais, campeonatos europeus e do mundo", disse o Chefe de Missão.

Ainda de acordo com José Garcia, João Rodrigues "é um exemplo porque conciliou a exigente carreira desportiva com o seu percurso académico, tendo concluindo a licenciatura em engenharia mecânica, a isso soma-se uma postura cívica exemplar".

Lembrando que João Rodrigues "é o atleta português com mais participações olímpicas e dos poucos atletas no mundo que, com a participação nos Jogos Olímpicos Rio2016, completará a presença em sete edições", José Garcia disse que se habituou "a admirar o atleta, mas também a pessoa e o português extremamente orgulhoso de o ser".

"Quando lhe comuniquei que havia sido o escolhido, disse-me: 'estou todo a tremer e profundamente honrado'. Esta é uma honra que considero inteiramente merecida a este verdadeiro embaixador do olimpismo. Parabéns João!", concluiu o Chefe de Missão.

O madeirense sucede, como porta-estandarte, a Telma Monteiro, que transportou a bandeira portuguesa na cerimónia de abertura em Londres2012, sendo o quinto atleta da vela a ter essa função, depois de Joaquim Fiúza (Londres48), Bernardo Mendes Almeida (Melbourne56), Mário Quina (Roma60) e José M. Quina (México68).

Lusa

  • Nomeados para os Óscares são anunciados hoje

    Óscares 2017

    As nomeações para a 89ª. edição dos Óscares, os prémios da Academia norte-americana de cinema, são conhecidos esta terça-feira e pela primeira vez o anúncio será feito apenas via Internet. Para ver também aqui em direto, na SIC Notícias, a partir das 13:00.

    Aqui às 13:00

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • "Todo o mundo no voo estava a orar em voz alta"
    4:00
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.