sicnot

Perfil

Desporto

Antigo futebolista Hakan Sukur julgado à revelia na Turquia

O antigo futebolista turco Hakan Sukur começou a ser julgado à revelia sob a acusação de insultos ao presidente do seu país, Recep Erdogan, nas redes sociais.

© Reuters Photographer / Reuter

O ex-avançado, internacional pela Turquia, é uma das milhares de pessoas, incluindo jornalistas, políticos e outras personalidades de várias áreas sociais que enfrentam controversos processos judiciais, todos acusados de insultar o chefe de Estado.

O advogado de Sukur, que pertenceu à seleção que conseguiu um terceiro lugar no Mundial de 2002, disse que o seu cliente emigrou para os Estados Unidos, de onde pode "prestar depoimento" se a defesa apresentada for considerada insuficiente.

Segundo a imprensa, Sukur terá acusado Erdogan de roubo, na rede social Twitter, em fevereiro de 2015, embora sem referir diretamente o seu nome, pelo que a procuradoria turca pede ao tribunal uma pensa de quatro anos de cadeia.

Sukur, que jogou entre 1987 e 2007, foi o melhor goleador da seleção da Turquia, com 51 golos marcados em 112 internacionalizações.

Em 2011 foi eleito deputado pelo Partido da Justiça e Desenvolvimento, liderado por Erdogan, mas resignou ao cargo dois anos depois, após uma vasta investigação a situações de corrupção que envolviam o atual presidente e o seu círculo mais próximo.

O presidente turco tem revelado pouca tolerância face às críticas nas redes sociais, na imprensa e nas ruas.

Lusa

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália, divulgaram os média locais citando as equipas de socorro. As autoridades italianas admitem a existência de cerca de 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. W. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..