sicnot

Perfil

Desporto

Treinador de Genzebe Dabibi detido por suspeitas de doping

A polícia de Barcelona deteve hoje, num hotel da cidade catalã de Sabadell, o treinador de atletismo somali Jama Aden, no âmbito de uma operação de combate ao tráfico e utilização de substâncias dopantes.

© Mike Blake / Reuters

No hotel onde ocorreram as detenções, estão hospedados vários atletas treinados por Jama Aden, entre os quais a etíope Genzebe Dibaba, atual campeã mundial dos 1.500 metros e recordista mundial da distância.

A polícia de Barcelona recolheu 60 seringas usadas, assim como EPO, anabolisantes e medicamentos ilegais nos quartos de hotel.

De acordo com a agência noticiosa espanhola EFE, foi também detido um fisioterapeuta marroquino, que trabalha com Jama Aden.

A operação de hoje foi o culminar de uma investigação iniciada após denúncias feitas em 2015 pela Agência Espanhola da Proteção e da Saúde no Desporto e pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), contra uma suposta rede de tráfico de substâncias dopantes.


Lusa

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.