sicnot

Perfil

Desporto

António Costa deseja felicidades aos atletas lusos nos Jogos Olímpicos

O Primeiro-Ministro, António Costa, desejou hoje as maiores felicidades aos atletas que representarão Portugal nos Jogos Olímpicos Rio2016, reiterando a importância de que se lembrem dos portugueses sempre que competirem.

"Aos 85 atletas que vão representar Portugal nas 15 modalidades onde disputaremos a nossa vitória, as maiores felicidades nestes próximos Jogos Olímpicos. Lembrem-se sempre que cada vez que entrarem em campo, no mar, no estádio, é no fundo Portugal que estão a representar e, no fundo, os portugueses que aqui estão a torcer por vós", começou por dizer o primeiro ministro na cerimónia de partida do Navio-Escola Sagres rumo ao Brasil.

António Costa elogiou também o Navio-Escola Sagres, que levará a comitiva portuguesa até ao Rio de Janeiro, no Brasil, deixando uma mensagem de incentivo aos atletas.

"Este navio é um navio onde se aprende, uma escola de vida. Uma escola de trabalho em equipa mas também de superação individual. É preciso que esta ambição seja mantida e disputada. É esse o objetivo de qualquer participação nestes jogos", explicou.

O Primeiro-Ministro lembrou o poeta Fernando Pessoa, afirmando que "a coragem não é chegar, é partir", frisando também que o "desafio de poder participar é sempre mais importante do que vencer".

A terminar, António Costa desejou que o hino nacional seja ouvido no Brasil, garantido que acompanhará a participação portuguesa através da televisão.

"Alguns de vocês estou certo que terão a emoção que todos tivemos aqui ao ouvir cantar o nosso hino. Outros, como eu, esperamos ter essa emoção de ver pela televisão a nossa bandeira subir e o hino a poder ser entoado", concluiu.

Por outro lado, o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, realçou o momento de satisfação, sublinhando ainda a importância do Navio-Escola Sagres ser a única "casa" portuguesa nos Jogos Olímpicos Rio2016.

"Este é acima de tudo um momento de festa, de alegria e de satisfação para o Comité Olímpico de Portugal. A missão de se instalar no Rio de Janeiro é de funcionar como casa de Portugal, uma situação peculiar. É um navio escola cheio de história", disse.

Lusa

  • Há companhias aéreas a contratar. TAP é uma delas
    1:28
  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57