sicnot

Perfil

Desporto

Comité Olímpico anuncia maior controlo e investimento antidoping aos Jogos

O Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou hoje um extenso programa de controlo antidoping antes do arranque dos Jogos Rio2016 e que dobrou o investimento no combate à fraude, criando um fundo extra de 8,8 milhões de euros.

Os militares descartam qualquer ameaça pendente, tendo como alvo os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em agosto deste ano. (Arquivo)

Os militares descartam qualquer ameaça pendente, tendo como alvo os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em agosto deste ano. (Arquivo)

© Eric Gaillard / Reuters

"É um programa baseado no trabalho de informação da Agência Mundial Antidopagem (AMA)", assinalou o COI, que destaca "os esforços levados a cabo pelas federações internacionais e as organizações nacionais antidoping".

O organismo presidido pelo alemão Thomas Bach organizou hoje, em Lausana, na Suíça, uma cimeira olímpica, em que deixou nas mãos das federações internacionais os critérios de elegibilidade para competir no Rio de Janeiro, em agosto, dos desportistas da Rússia e do Quénia, tendo em conta a declaração de incumprimento de ambos os países pela AMA.

"Quénia, Rússia e Espanha são não-cumpridores por diferentes razões, sendo que a declaração de incumprimento dos espanhóis é unicamente por razões administrativas e não afeta o sistema de controlo antidoping", revelou o COI, em comunicado.

Lusa

  • Rui Vitória não espera facilidades frente ao Tondela
    1:34

    Desporto

    O líder do campeonato, o Benfica, recebe este domingo o último classificado, o Tondela. Na conferência de antevisão do encontro, Rui Vitória afirmou que não espera facilidades. O treinador do Benfica falou ainda de Sebastian Coates.

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.