sicnot

Perfil

Desporto

Crime organizado está infiltrar-se no futebol europeu, alerta organismo internacional

Vários grupos de crime organizado estão a infiltrar-se no futebol europeu, sobretudo devido à falta de legislação, controlo e supervisão na modalidade, defendeu hoje o diretor executivo do Centro Internacional para a Segurança no Desporto (ICSS).

theicss.org

Em entrevista à agência EFE, o português Emanuel Medeiros afirmou que "existem exemplos de infiltração criminal no desporto, por vulnerabilidade, por falta de resposta legislativa e de supervisão financeira".

Emanuel Medeiros, que assumiu o cargo de diretor-executivo do ICSS em 2014, deu como exemplo o recente caso do União de Leiria que, segundo a Europol, desempenhava um papel de destaque num esquema criado pela máfia russa para branquear capitais através do futebol.

O presidente da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) da União de Leiria, o russo Alexander Tolstikov, e o seu assessor, o moldavo Sergiu Renita, estão detidos preventivamente por suspeitas de associação criminosa e branqueamento de capitais.

Emanuel Medeiros considerou que as únicas tentativas de fazer face a este problema têm sido levadas a cabo pelas autoridades policiais e não por quem rege o futebol.

"Terá de ser o movimento desportivo a unir-se, deixando de trabalhar de forma fragmentada, para resolver problemas bastante complexos, que requerem uma intervenção conjunta de governos e reguladores", afirmou.

O diretor-executivo do ICSS abordou também o tema das apostas ilegais, "especialmente relevante nos países asiáticos", e defendeu um reforço da cooperação internacional para fazer face ao problema.

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.