sicnot

Perfil

Desporto

Isinbayeva volta a ter esperança de estar nos Jogos Olímpicos

Yelena Isinbayeva, recordista do mundo do salto com vara, disse hoje manter esperança de poder estar nos Jogos Olímpicos Rio2016, depois do Comité Olímpico Internacional (COI) ter assumido a possibilidade de atletas russos competirem como neutros.

© Sergei Karpukhin / Reuters

"Hoje, devo admitir que ainda resta em mim esperança. Não está completamente morta", disse Isinbayeva, que, na segunda-feira, tinha assumido que não competiria no Rio de Janeiro sob a bandeira do COI.

O COI, reunido em 'cimeira olímpica', aceitou a suspensão do atletismo russo, mas admitiu que os atletas russos 'limpos' possam participar nos Jogos Olímpicos, sendo que cada caso deve ser avaliado individualmente e aprovado pela Associação Internacional das Federações de Atletismo.

"Ontem [segunda-feira] estava desesperada, mas hoje estou mais otimista", disse a dupla campeã olímpica (2004 e 2008), à margem dos Campeonatos da Rússia, nos quais conseguiu a melhor marca mundial do ano, com 4,90 metros.

Sergey Shubenkov, campeão do mundo dos 100 metros barreiras, disse que a decisão do COI foi "boa, por deixa uma possibilidade" de estar no Rio2016.

"Há muitas condições [para ser repescado], mas espero conseguir cumpri-las. Estou muito feliz que o bom senso e o compromisso se mantenham", disse.

Já Darya Klishina, especialista no salto em comprimento, disse estar "contente" com a decisão COI, não apenas por si, "mas também pelos outros atletas que poderão participar nos Jogos Olímpicos".

A Rússia, segunda potência mundial do atletismo, atrás dos Estados Unidos, foi suspensa em novembro de 2015 após um 'demolidor' relatório independente da AMA, no qual se denunciava um esquema de doping institucionalizado na Rússia.

Lusa

  • Bruno de Carvalho manda SMS aos jogadores em nome dos jogadores. Confuso?

    Desporto

    De acordo com a imprensa desta manhã, o presidente do Sporting Clube de Portugal terá enviado mensagens escritas aos jogadores com o seguinte texto " Obrigado presidnete pelas felicitações. Ainda temos muito para conquistar juntos" e assinou o nome do jogador a quem enviou a mensagem. Uma aparente reação ao facto de nenhum dos jogadores ter respondido aos SMS de Bruno de Carvalho, com incentivos e elogios antes e depois da vitória frente ao Boavista.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17