sicnot

Perfil

Desporto

Isinbayeva volta a ter esperança de estar nos Jogos Olímpicos

Yelena Isinbayeva, recordista do mundo do salto com vara, disse hoje manter esperança de poder estar nos Jogos Olímpicos Rio2016, depois do Comité Olímpico Internacional (COI) ter assumido a possibilidade de atletas russos competirem como neutros.

© Sergei Karpukhin / Reuters

"Hoje, devo admitir que ainda resta em mim esperança. Não está completamente morta", disse Isinbayeva, que, na segunda-feira, tinha assumido que não competiria no Rio de Janeiro sob a bandeira do COI.

O COI, reunido em 'cimeira olímpica', aceitou a suspensão do atletismo russo, mas admitiu que os atletas russos 'limpos' possam participar nos Jogos Olímpicos, sendo que cada caso deve ser avaliado individualmente e aprovado pela Associação Internacional das Federações de Atletismo.

"Ontem [segunda-feira] estava desesperada, mas hoje estou mais otimista", disse a dupla campeã olímpica (2004 e 2008), à margem dos Campeonatos da Rússia, nos quais conseguiu a melhor marca mundial do ano, com 4,90 metros.

Sergey Shubenkov, campeão do mundo dos 100 metros barreiras, disse que a decisão do COI foi "boa, por deixa uma possibilidade" de estar no Rio2016.

"Há muitas condições [para ser repescado], mas espero conseguir cumpri-las. Estou muito feliz que o bom senso e o compromisso se mantenham", disse.

Já Darya Klishina, especialista no salto em comprimento, disse estar "contente" com a decisão COI, não apenas por si, "mas também pelos outros atletas que poderão participar nos Jogos Olímpicos".

A Rússia, segunda potência mundial do atletismo, atrás dos Estados Unidos, foi suspensa em novembro de 2015 após um 'demolidor' relatório independente da AMA, no qual se denunciava um esquema de doping institucionalizado na Rússia.

Lusa

  • "Joguem à bola"
    1:35

    Desporto

    Cerca de uma centena de adeptos do Sporting esperaram até perto das 3:00 pela chegada da equipa ao estádio de Alvalade. Depois da eliminação da Taça de Portugal, em Chaves, foi necessário o reforço policial para garantir a segurança da comitiva leonina.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Putin sai em defesa de Trump
    2:29

    Mundo

    Vladimir Putin já saiu em defesa de Donald Trump e diz que houve uma tentativa de minar o Presidente eleito dos Estados Unidos, através de um alegado relatório, atribuido à espionagem russa. Putin diz que o relatório é falso.