sicnot

Perfil

Desporto

Atletas russos recorrem ao Tribunal Arbitral Desportivo para competir no Rio 2016

A maioria dos atletas russos vai recorrer ao Tribunal Arbitral Desportivo (TAS) da decisão da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) em impedi-los de participar nos Jogos Olímpicos Rio2016, anunciou um dirigente olímpico daquele país de Leste.

© MAXIM ZMEYEV / Reuters

O presidente do Comité Olímpico da Rússia (COR), Alexandr Zhukov, que deu essa informação, afirmou estar esperançado: "Espero que ganhem os seus casos", aludindo à suspensão da Federação de Atletismo Russa (FAR), com origem nos inúmeros casos de doping revelados nos últimos anos.

Os atletas decidiram recorrer à Justiça desportiva, apesar de o Comité Olímpico Internacional (COI), em cimeira realizada na terça-feira, ter aberto à participação aos que não acusaram a utilização de substâncias ilícitas.

"O COI e a FAR oferecerão a máxima cooperação possível e apoio jurídico aos nossos desportistas para que os seus casos transitem o mais rapidamente possível", disse Zhukov em declarações à televisão estatal Rússia.

O COI decidiu, terça-feira, que os atletas da Rússia e do Quénia devem submeter-se a uma avaliação individual pelas federações internacionais para poderem competir no Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto.

Lusa

  • As crianças e o frio. O que vestir
    1:58

    País

    O médico Pedro Ribeiro da Silva, da Direção-Geral da Saúde, aconselha especial cuidado com as extremidades do corpo - usar luvas e gorros. E demasiado agasalhadas pode levá-as a transpirar mais e, consequentemente, desidratar.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.