sicnot

Perfil

Desporto

Atletas russos recorrem ao Tribunal Arbitral Desportivo para competir no Rio 2016

A maioria dos atletas russos vai recorrer ao Tribunal Arbitral Desportivo (TAS) da decisão da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) em impedi-los de participar nos Jogos Olímpicos Rio2016, anunciou um dirigente olímpico daquele país de Leste.

© MAXIM ZMEYEV / Reuters

O presidente do Comité Olímpico da Rússia (COR), Alexandr Zhukov, que deu essa informação, afirmou estar esperançado: "Espero que ganhem os seus casos", aludindo à suspensão da Federação de Atletismo Russa (FAR), com origem nos inúmeros casos de doping revelados nos últimos anos.

Os atletas decidiram recorrer à Justiça desportiva, apesar de o Comité Olímpico Internacional (COI), em cimeira realizada na terça-feira, ter aberto à participação aos que não acusaram a utilização de substâncias ilícitas.

"O COI e a FAR oferecerão a máxima cooperação possível e apoio jurídico aos nossos desportistas para que os seus casos transitem o mais rapidamente possível", disse Zhukov em declarações à televisão estatal Rússia.

O COI decidiu, terça-feira, que os atletas da Rússia e do Quénia devem submeter-se a uma avaliação individual pelas federações internacionais para poderem competir no Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto.

Lusa

  • 2,1%. As reações ao défice de 2016

    Economia

    O défice orçamental ficou mesmo nos 2,1% do PIB. Os partidos já reagiram àquele que é o valor mais baixo em democracia.

  • Comboios Alfa vão ter bancos com tomadas elétricas e wi-fi
    2:06
  • Novas imagens dos momentos após Khalid Masood ter embatido no muro do Parlamento britânico
    1:35
  • Nus e acorrentados em frente a Auschwitz

    Mundo

    Catorze pessoas com idades entre os 20 e os 27 anos despiram-se e acorrentaram-se em frente ao portão de Auschwitz, antigo campo de concetração nazi na Polónia, depois de terem degolado um carneiro. Ninguém sabe ainda porquê.

  • A coleção de gerigonças de Ana Catarina Mendes
    1:51
  • Parlamento português pede demissão de Dijsselbloem

    País

    A Assembleia da República foi hoje unânime na condenação das polémicas declarações do presidente do Eurogrupo, mas recusou um ponto pela rejeição de diversos compromissos com a União Europeia (UE) exigida pelo PCP.

  • Probido fumar na praia? Não-fumadores aplaudem ideia
    1:33
  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • Como se resolve a falta de espaço numa cidade chinesa?
    1:07