sicnot

Perfil

Desporto

Atletas russos recorrem ao Tribunal Arbitral Desportivo para competir no Rio 2016

A maioria dos atletas russos vai recorrer ao Tribunal Arbitral Desportivo (TAS) da decisão da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) em impedi-los de participar nos Jogos Olímpicos Rio2016, anunciou um dirigente olímpico daquele país de Leste.

© MAXIM ZMEYEV / Reuters

O presidente do Comité Olímpico da Rússia (COR), Alexandr Zhukov, que deu essa informação, afirmou estar esperançado: "Espero que ganhem os seus casos", aludindo à suspensão da Federação de Atletismo Russa (FAR), com origem nos inúmeros casos de doping revelados nos últimos anos.

Os atletas decidiram recorrer à Justiça desportiva, apesar de o Comité Olímpico Internacional (COI), em cimeira realizada na terça-feira, ter aberto à participação aos que não acusaram a utilização de substâncias ilícitas.

"O COI e a FAR oferecerão a máxima cooperação possível e apoio jurídico aos nossos desportistas para que os seus casos transitem o mais rapidamente possível", disse Zhukov em declarações à televisão estatal Rússia.

O COI decidiu, terça-feira, que os atletas da Rússia e do Quénia devem submeter-se a uma avaliação individual pelas federações internacionais para poderem competir no Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto.

Lusa

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.