sicnot

Perfil

Desporto

IAAF autoriza competição de russos no Rio 2016 a título individual e com condições

Os atletas russos que provem não estar ligados ao escândalo de doping no país podem vir a competir nos Jogos Olímpicos Rio 2016, mas a título individual, indicou hoje a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF).

O presidente da IAAF, Sebastian Coe.

O presidente da IAAF, Sebastian Coe.

© Denis Balibouse / Reuters

O conselho da IAAF tinha decidido na última semana manter a suspensão à Rússia, no âmbito do processo de violações em controlos antidopagem, que incluíram o ignorar de casos positivos e a alteração de resultados de testes.

Hoje foi dado aos atletas livres de doping uma nova janela de oportunidade para estarem no Rio de Janeiro, mas só o poderão fazer a título individual, não competindo debaixo da bandeira da Rússia.

"Se existirem atletas que possam de forma clara e convincente demonstrar que não estão ligados ao sistema russo, porque estiveram fora do país e foram sujeitos a outros sistemas de controlo, podem pedir autorização para competir nas provas internacionais, mas não em nome da Rússia e sim individualmente", explicou em comunicado a IAAF.


Lusa

  • "Ainda falta muito em termos de estudo"
    3:51

    Opinião

    Uma equipa internacional de astrónomos, detetou, fora do Sistema Solar, sete planetas semelhantes à Terra, onde a água poderá existir em estado líquido. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela NASA. Pedro Machado, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, esteve na Edição da Tarde para falar sobre esta descoberta.

  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.