sicnot

Perfil

Desporto

IAAF autoriza competição de russos no Rio 2016 a título individual e com condições

Os atletas russos que provem não estar ligados ao escândalo de doping no país podem vir a competir nos Jogos Olímpicos Rio 2016, mas a título individual, indicou hoje a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF).

O presidente da IAAF, Sebastian Coe.

O presidente da IAAF, Sebastian Coe.

© Denis Balibouse / Reuters

O conselho da IAAF tinha decidido na última semana manter a suspensão à Rússia, no âmbito do processo de violações em controlos antidopagem, que incluíram o ignorar de casos positivos e a alteração de resultados de testes.

Hoje foi dado aos atletas livres de doping uma nova janela de oportunidade para estarem no Rio de Janeiro, mas só o poderão fazer a título individual, não competindo debaixo da bandeira da Rússia.

"Se existirem atletas que possam de forma clara e convincente demonstrar que não estão ligados ao sistema russo, porque estiveram fora do país e foram sujeitos a outros sistemas de controlo, podem pedir autorização para competir nas provas internacionais, mas não em nome da Rússia e sim individualmente", explicou em comunicado a IAAF.


Lusa

  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52