sicnot

Perfil

Desporto

Polícias protestam e ameaçam fazer greve durante Jogos Olímpicos

Polícias civis do Rio de Janeiro realizaram hoje um protesto e ameaçam fazer greve durante os Jogos Rio 2016, que decorrem naquela cidade brasileira a partir de 05 de agosto.

© Paulo Whitaker / Reuters

Em causa, segundo os polícias, estão atrasos nos salários, falta de material de expediente, serviços de limpeza e escassez de combustível. Há referência ainda esquadras sem água, papel higiénico e tinta para impressão de boletins de ocorrência.

O presidente da Coligação de Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro, Fábio Neira, afirmou aos jornalistas tratar-se de uma questão de "subsistência" e descreveu uma situação de "colapso".

"Vamos, gradativamente, aumentando o movimento. Não queremos radicalizar, mas o governo está-nos levando a isso. A base está muito insatisfeita e sem perspetiva. Uma paralisação total não pode ser descartada", acrescentou, sobre a possibilidade de greve da categoria durante os Jogos Olímpicos.

Centenas de agentes manifestaram-se pelas ruas do centro da cidade com faixas e cartazes de protesto, segundo a Agência Brasil.

Um grupo de polícias também protestou no Aeroporto Tom Jobim, segurando uma faixa onde se podia ler, em inglês: "Bem-vindos ao inferno. Polícias e bombeiros não são pagos. Qualquer pessoa que vier para o Rio não estará segura."

A polícia civil informou, numa nota, que entende as reivindicações, consideradas justas e motivadas em razão das dificuldades da categoria.

O Estado do Rio de Janeiro decretou, a 17 de junho, "estado de calamidade pública", devido à grave crise financeira que atravessa.

Os Jogos Olímpicos decorrem de 05 a 21 de agosto e são esperados 10.500 atletas de 206 países para o evento.

Lusa

  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espirito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espirito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Mais de 60% dos jovens não usam preservativo e 1/4 acredita que SIDA transmite-se pelos talheres
    1:42
  • Dissonâncias entre EUA e Europa "podem ser ultrapassadas"
    1:04

    Mundo

    O ministro dos Negócios Estrangeiros reconhece que há sinais manifestos de dissonância na política externa da Europa e dos Estados Unidos da América. No dia em que Donald Trump completa um ano na Casa Branca, Augusto Santos Silva diz que acredita, no entanto, que essas divergências podem ser ultrapassadas.

  • Há mais um suspeito do massacre de Las Vegas 
    0:27

    Mundo

    Em outubro passado, Stephen Paddock abriu fogo sobre os espetadores de um concerto de música country, em Las Vegas, matando 58 pessoas e ferindo quase 500, no mais sangrento tiroteio da história norte-americana recente. A novidade é que a polícia federal dos EUA abriu uma investigação sobre um segundo suspeito no tiroteio. A Polícia Metropolitana disse que não há ainda um motivo para o tiroteio mas aponta como uma das possíveis razões o facto de Stephen Paddock ter perdido uma grande quantia de dinheiro. Os investigadores descobriram ainda que o atirador possuía pornografia infantil no seu computador.