sicnot

Perfil

Desporto

Polícias protestam e ameaçam fazer greve durante Jogos Olímpicos

Polícias civis do Rio de Janeiro realizaram hoje um protesto e ameaçam fazer greve durante os Jogos Rio 2016, que decorrem naquela cidade brasileira a partir de 05 de agosto.

© Paulo Whitaker / Reuters

Em causa, segundo os polícias, estão atrasos nos salários, falta de material de expediente, serviços de limpeza e escassez de combustível. Há referência ainda esquadras sem água, papel higiénico e tinta para impressão de boletins de ocorrência.

O presidente da Coligação de Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro, Fábio Neira, afirmou aos jornalistas tratar-se de uma questão de "subsistência" e descreveu uma situação de "colapso".

"Vamos, gradativamente, aumentando o movimento. Não queremos radicalizar, mas o governo está-nos levando a isso. A base está muito insatisfeita e sem perspetiva. Uma paralisação total não pode ser descartada", acrescentou, sobre a possibilidade de greve da categoria durante os Jogos Olímpicos.

Centenas de agentes manifestaram-se pelas ruas do centro da cidade com faixas e cartazes de protesto, segundo a Agência Brasil.

Um grupo de polícias também protestou no Aeroporto Tom Jobim, segurando uma faixa onde se podia ler, em inglês: "Bem-vindos ao inferno. Polícias e bombeiros não são pagos. Qualquer pessoa que vier para o Rio não estará segura."

A polícia civil informou, numa nota, que entende as reivindicações, consideradas justas e motivadas em razão das dificuldades da categoria.

O Estado do Rio de Janeiro decretou, a 17 de junho, "estado de calamidade pública", devido à grave crise financeira que atravessa.

Os Jogos Olímpicos decorrem de 05 a 21 de agosto e são esperados 10.500 atletas de 206 países para o evento.

Lusa

  • Espanha e Portugal a um ponto dos oitavos

    Mundial 2018 / Irão

    A Espanha colocou-se esta quarta-feira a um ponto dos oitavos de final do Mundial 2018 e deixou Portugal em situação idêntica, ao vencer o Irão por 1-0, em jogo do grupo B, disputado em Kazan.

  • E vão quatro de Ronaldo
    1:58
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Lançamento de balões no São João do Porto em risco

    País

    Lançar balões nas festas do São João do Porto pode não ser possível este ano, tudo irá depender das condições atmosféricas. A Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural admitiu, esta quarta-feira, que está a acompanhar a situação mas que ainda nada está decidido.