sicnot

Perfil

Desporto

Helton deixa o FC Porto

O FC Porto anunciou hoje a rescisão de contrato com o guarda-redes Helton, depois de 11 anos a defender a cores e a baliza da equipa de futebol portista.

JOS\303\211 SENA GOUL\303\203O

Num comunicado conjunto lê-se que "o guarda-redes Helton não integrará os trabalhos do plantel de 2016/17, decisão tomada de comum acordo entre a Administração da FC Porto, Futebol SAD e o jogador".

"Termina assim uma ligação enquanto jogador profissional de 11 épocas consecutivas em que o capitão representou o FC Porto ao mais alto nível, tendo sido sete vezes campeão nacional com a camisola dos dragões. Venceu ainda uma Liga Europa, quatro Taças de Portugal e seis Supertaças", acrescenta o comunicado.

Antes do anúncio, o plantel havia regressado ao trabalho durante a manhã e o destaque foi exatamente a ausência do guardião, que não esteve entre os 29 jogadores que se apresentaram no centro de estágios do Olival.

O brasileiro, de 38 anos, já havia dito que iria anunciar uma decisão sobre o seu futuro no dia 19 de junho, uma situação que não acabou por acontecer. Nessa altura, afirmou que tinha indicações para se apresentar dia 28.

O capitão, que tinha ainda contrato até junho de 2017, acabou por não comparecer no arranque dos trabalhos da nova época.

Nuno Espírito Santo contou, no entanto, com três reforços: Zé Manuel (ex-Boavista), Felipe (ex-Corinthias) e João Carlos Teixeira (ex-Liverpool).

Além destes, contabilizaram-se ainda vários regressos que, pelo menos, vão fazer parte do grupo durante a pré-temporada azul e branca, como Ricardo, Andrés Férnandéz, Juan Quintero, Ótavio, Josué, Rafa, Gonçalo, Hernâni e Ivo Rodrigues.

Chidozie e Aboubakar ainda não estiveram presentes, mas estão devidamente autorizados pelo clube, sendo que este último já deverá juntar-se ao resto do grupo durante a tarde de hoje.

Os jogadores que estiveram ou estão nas seleções e chegarão mais tarde são Herrera, Layún, Corona, Diego Reyes, Raul Gudiño, Maxi Pereira, Casillas e Danilo.

De fora da lista está também Maicon, jogador sobre o qual o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, afirmou que iria, com toda a certeza, regressar ao Dragão.

O defesa está cedido ao São Paulo e o contrato de empréstimo termina a 30 de junho, sendo que deverá juntar-se ao grupo nessa altura, apesar de o clube brasileiro estar a tentar contratar o jogador.


Lusa

  • Funcionários públicos hoje em greve
    1:37

    Economia

    Os funcionários públicos estão hoje em greve. A paralisação pode fechar algumas escolas, centros de saúde e outros serviços públicos. O fim da precariedade e o reforço de pessoal são duas das reivindicações do protesto.

  • Oliveira Costa "era incompetente para todos os lugares em que eu o vi"
    3:12

    Quadratura do Círculo

    O caso BPN esteve em destaque no programa Quadratura do Circulo desta quinta-feira. Pacheco Pereira relembrou que os maiores prejuízos são posteriores à nacionalização e responsabiliza José Sócrates. O Jorge Coelho disse que se fez justiça e que é uma prova que o Estado de direito português está a funcionar. Lobo Xavier garantiu também que Oliveira Costa era incompetente por natureza.

  • Nove distritos sob aviso amarelo devido à chuva

    País

    Nove distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e de granizo, acompanhados de trovoada e rajadas fortes, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Bragança, Viseu, Porto, Vila Real, Guarda, Viana do Castelo, Castelo Branco, Coimbra e Braga são os distritos sob aviso o amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.