sicnot

Perfil

Desporto

Helton deixa o FC Porto

O FC Porto anunciou hoje a rescisão de contrato com o guarda-redes Helton, depois de 11 anos a defender a cores e a baliza da equipa de futebol portista.

JOS\303\211 SENA GOUL\303\203O

Num comunicado conjunto lê-se que "o guarda-redes Helton não integrará os trabalhos do plantel de 2016/17, decisão tomada de comum acordo entre a Administração da FC Porto, Futebol SAD e o jogador".

"Termina assim uma ligação enquanto jogador profissional de 11 épocas consecutivas em que o capitão representou o FC Porto ao mais alto nível, tendo sido sete vezes campeão nacional com a camisola dos dragões. Venceu ainda uma Liga Europa, quatro Taças de Portugal e seis Supertaças", acrescenta o comunicado.

Antes do anúncio, o plantel havia regressado ao trabalho durante a manhã e o destaque foi exatamente a ausência do guardião, que não esteve entre os 29 jogadores que se apresentaram no centro de estágios do Olival.

O brasileiro, de 38 anos, já havia dito que iria anunciar uma decisão sobre o seu futuro no dia 19 de junho, uma situação que não acabou por acontecer. Nessa altura, afirmou que tinha indicações para se apresentar dia 28.

O capitão, que tinha ainda contrato até junho de 2017, acabou por não comparecer no arranque dos trabalhos da nova época.

Nuno Espírito Santo contou, no entanto, com três reforços: Zé Manuel (ex-Boavista), Felipe (ex-Corinthias) e João Carlos Teixeira (ex-Liverpool).

Além destes, contabilizaram-se ainda vários regressos que, pelo menos, vão fazer parte do grupo durante a pré-temporada azul e branca, como Ricardo, Andrés Férnandéz, Juan Quintero, Ótavio, Josué, Rafa, Gonçalo, Hernâni e Ivo Rodrigues.

Chidozie e Aboubakar ainda não estiveram presentes, mas estão devidamente autorizados pelo clube, sendo que este último já deverá juntar-se ao resto do grupo durante a tarde de hoje.

Os jogadores que estiveram ou estão nas seleções e chegarão mais tarde são Herrera, Layún, Corona, Diego Reyes, Raul Gudiño, Maxi Pereira, Casillas e Danilo.

De fora da lista está também Maicon, jogador sobre o qual o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, afirmou que iria, com toda a certeza, regressar ao Dragão.

O defesa está cedido ao São Paulo e o contrato de empréstimo termina a 30 de junho, sendo que deverá juntar-se ao grupo nessa altura, apesar de o clube brasileiro estar a tentar contratar o jogador.


Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    Um sismo abalou esta manhã o centro de Itália, incluindo a capital, Roma, e outras localidades atingidas por uma série de tremores o ano passado.

    Em desenvolvimento

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • Acordo de concertação social assinado por todos os parceiros

    Economia

    Está assinado o acordo da Concertação Social que estipula a descida da TSU para as empresas como contrapartida do aumento do salário mínimo. Ao contrário do que é habitual, o momento não foi assinalado na sede do Conselho Económico e Social (CES), mas as assinaturas foram divulgadas no Twitter.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".