sicnot

Perfil

Desporto

Helton deixa o FC Porto

O FC Porto anunciou hoje a rescisão de contrato com o guarda-redes Helton, depois de 11 anos a defender a cores e a baliza da equipa de futebol portista.

JOS\303\211 SENA GOUL\303\203O

Num comunicado conjunto lê-se que "o guarda-redes Helton não integrará os trabalhos do plantel de 2016/17, decisão tomada de comum acordo entre a Administração da FC Porto, Futebol SAD e o jogador".

"Termina assim uma ligação enquanto jogador profissional de 11 épocas consecutivas em que o capitão representou o FC Porto ao mais alto nível, tendo sido sete vezes campeão nacional com a camisola dos dragões. Venceu ainda uma Liga Europa, quatro Taças de Portugal e seis Supertaças", acrescenta o comunicado.

Antes do anúncio, o plantel havia regressado ao trabalho durante a manhã e o destaque foi exatamente a ausência do guardião, que não esteve entre os 29 jogadores que se apresentaram no centro de estágios do Olival.

O brasileiro, de 38 anos, já havia dito que iria anunciar uma decisão sobre o seu futuro no dia 19 de junho, uma situação que não acabou por acontecer. Nessa altura, afirmou que tinha indicações para se apresentar dia 28.

O capitão, que tinha ainda contrato até junho de 2017, acabou por não comparecer no arranque dos trabalhos da nova época.

Nuno Espírito Santo contou, no entanto, com três reforços: Zé Manuel (ex-Boavista), Felipe (ex-Corinthias) e João Carlos Teixeira (ex-Liverpool).

Além destes, contabilizaram-se ainda vários regressos que, pelo menos, vão fazer parte do grupo durante a pré-temporada azul e branca, como Ricardo, Andrés Férnandéz, Juan Quintero, Ótavio, Josué, Rafa, Gonçalo, Hernâni e Ivo Rodrigues.

Chidozie e Aboubakar ainda não estiveram presentes, mas estão devidamente autorizados pelo clube, sendo que este último já deverá juntar-se ao resto do grupo durante a tarde de hoje.

Os jogadores que estiveram ou estão nas seleções e chegarão mais tarde são Herrera, Layún, Corona, Diego Reyes, Raul Gudiño, Maxi Pereira, Casillas e Danilo.

De fora da lista está também Maicon, jogador sobre o qual o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, afirmou que iria, com toda a certeza, regressar ao Dragão.

O defesa está cedido ao São Paulo e o contrato de empréstimo termina a 30 de junho, sendo que deverá juntar-se ao grupo nessa altura, apesar de o clube brasileiro estar a tentar contratar o jogador.


Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.