João Sousa congratula-se por vitória em partida "muito exigente"
28.06.2016 20h10
O tenista português João Sousa congratulou-se hoje pela sua qualificação para a segunda eliminatória de Wimbledon, ao derrotar o russo Dmitry Tursunov numa partida "muito exigente a nível físico e mental".

Arquivo Lusa
"Foi um encontro muito suado, muito exigente a nível físico e mental. Penso que a nível mental estive bem durante todo o encontro. Estive várias vezes em situação desfavorável e consegui dar a volta e estou muito contente por ter tido essa frieza de estar sempre a lutar pelo encontro", disse, em declarações divulgadas pela assessoria de imprensa do tenista.
João Sousa, 31.º pré-designado, qualificou-se hoje pela primeira vez para a segunda eliminatória de Wimbledon, ao vencer o russo Dmitry Tursunov na ronda inaugural do terceiro 'Grand Slam' de ténis de 2016.
Depois de ter perdido na primeira eliminatória do torneio inglês nos dois anos anteriores (2014 e 2015), Sousa conseguiu, à terceira tentativa, vencer um encontro na relva londrina, após uma 'maratona' de cinco 'sets', pelos parciais de 3-6, 7-6 (7-2), 4-6, 6-3 e 7-5, em três horas e 13 minutos.
O tenista natural de Guimarães perdeu o 'set' inicial, mas ganhou um importante 'balão de oxigénio' ao vencer o segundo no 'tie-break', e, apesar de cedido o terceiro parcial, impôs-se nos dois últimos, fechando o encontro ao quebrar o serviço de Tursunov.
Sousa, que há um mês estabeleceu a melhor classificação de sempre de um jogador português no 'ranking' mundial, ao ser 28.º classificado -- atualmente ocupa o 31.º lugar -, voltou a ultrapassar a primeira barreira de um 'major' neste ano, depois de já ter atingido a segunda eliminatória em Roland Garros (França).
"Mais uma vitória num 'Grand Slam' e sem dúvida especial por ter sido aqui em Wimbledon, um torneio tão emblemático", declarou.
Sousa, de 27 anos, que se tornou o primeiro tenista português com estatuto de cabeça de série em Wimbledon, vai defrontar na segunda ronda o norte-americano Dennis Novikov, 145.º da hierarquia, que se impôs ao australiano Luke Saville em quatro 'sets', por 4-6, 6-4, 7-5 e 6-4.
Lusa
Relacionados
-
João Sousa apura-se para a segunda ronda em Wimbledon pela primeira vez
O português João Sousa, 31.º pré-designado, qualificou-se hoje pela primeira vez para a segunda eliminatória de Wimbledon, ao vencer o russo Dmitry Tursunov na ronda inaugural do terceiro 'Grand Slam' de ténis de 2016.
-
João Sousa cai um lugar no ranking que é liderado por Djokovic
O tenista português João Sousa caiu hoje um lugar no ranking mundial, para a 31.ª posição, numa classificação que foi hoje divulgada e que continua a ser liderada pelo sérvio Novak Djokovic.
Na Homepage
- 1:31
Manuel Pinho indiciado por corrupção no processo EDP
Manuel Pinho foi constituído arguido no processo EDP em julho do ano passado, está indiciado por crimes de corrupção passiva e participação económica em negócio. Além da compra do apartamento em Nova Iorque, a Polícia Judiciária também desconfia de um curso de energias renováveis dado pelo antigo ministro da Economia, nos Estados Unidos. O curso foi patrocinado pela EDP, que alegadamente Pinho beneficiou enquanto esteve no Governo.
19.04.2018 às 20h48
- 6:23
Com a entrada de Salgado o caso EDP "passou a ter uma dimensão política"
19.04.2018 às 21h05
- 1:16
Partidos questionam prioridades do Governo após reposição de 5% dos salários
Bloco e PCP pedem esclarecimentos ao Governo sobre a intenção de repor 5% dos salários dos membros dos gabinetes políticos. Já o CDS não concorda com a medida e diz mesmo que não é adequada à situação do país.
19.04.2018 às 19h25
- 1:23
INEM já não vai ser multado por excesso de velocidade durante uma emergência
Os condutores do INEM já não vão ser multados por excesso de velocidade durante as emergências. A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária recuou na medida conhecida na quarta-feira.
19.04.2018 às 19h29
- 1:48
O resgate dos passageiros do naufrágio em Cascais
Uma embarcação de recreio com 10 pessoas a bordo naufragou na tarde desta quinta-feira na Parede, no concelho de Cascais. As operações de resgate foram dificultadas pela agitação marítima.
19.04.2018 às 20h52
-
Fenerbahce-Besiktas suspenso depois de agressão ao treinador Senol Gunes
O Fenerbahce-Besiktas, da segunda mão das meias-finais da Taça da Turquia de futebol, foi suspenso devido a problemas com o público, com o treinador dos forasteiros a ser atingido por um objeto vindo da bancada.
19.04.2018 às 21h26
-
Corpo do atleta encontrado na cidade sul-africana de Port Elizabeth
O corpo do atleta amador francês, desaparecido na madrugada do passado sábado, véspera de uma prova de triatlo em Port Elizabeth, foi descoberto, anunciou a polícia daquela cidade do sul da África do Sul.
19.04.2018 às 19h35
-
A era dos irmãos Castro
Desde 1959 Cuba foi governada por Fidel ou Raúl Castro. Na semana em que os cubanos elegeram um novo Presidente, olhamos para a era dos irmãos, desde a revolução cubana de 59 aos dias de hoje, passando por encontros com líderes políticos, personalidades como Che Guevara, Malcolm X ou Maradona, e ainda a reaproximação histórica com os Estados Unidos da América.
-
-
-
-
-
Human Rights Watch elogia Portugal por vencer a crise sem rejeitar a democracia
19.04.2018 às 17h21
-
Trump diz que vai continuar a "ocupar-se" de Cuba
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse esta quinta-feira que vai continuar a "ocupar-se" de Cuba, após a eleição de Miguel Díaz-Canel como sucessor de Raúl Castro na presidência do país.
19.04.2018 às 20h14
-
O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?
Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.
19.04.2018 às 20h40
-
"Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"
A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.
19.04.2018 às 20h31