sicnot

Perfil

Desporto

João Sousa congratula-se por vitória em partida "muito exigente"

O tenista português João Sousa congratulou-se hoje pela sua qualificação para a segunda eliminatória de Wimbledon, ao derrotar o russo Dmitry Tursunov numa partida "muito exigente a nível físico e mental".

Arquivo Lusa

"Foi um encontro muito suado, muito exigente a nível físico e mental. Penso que a nível mental estive bem durante todo o encontro. Estive várias vezes em situação desfavorável e consegui dar a volta e estou muito contente por ter tido essa frieza de estar sempre a lutar pelo encontro", disse, em declarações divulgadas pela assessoria de imprensa do tenista.

João Sousa, 31.º pré-designado, qualificou-se hoje pela primeira vez para a segunda eliminatória de Wimbledon, ao vencer o russo Dmitry Tursunov na ronda inaugural do terceiro 'Grand Slam' de ténis de 2016.

Depois de ter perdido na primeira eliminatória do torneio inglês nos dois anos anteriores (2014 e 2015), Sousa conseguiu, à terceira tentativa, vencer um encontro na relva londrina, após uma 'maratona' de cinco 'sets', pelos parciais de 3-6, 7-6 (7-2), 4-6, 6-3 e 7-5, em três horas e 13 minutos.

O tenista natural de Guimarães perdeu o 'set' inicial, mas ganhou um importante 'balão de oxigénio' ao vencer o segundo no 'tie-break', e, apesar de cedido o terceiro parcial, impôs-se nos dois últimos, fechando o encontro ao quebrar o serviço de Tursunov.

Sousa, que há um mês estabeleceu a melhor classificação de sempre de um jogador português no 'ranking' mundial, ao ser 28.º classificado -- atualmente ocupa o 31.º lugar -, voltou a ultrapassar a primeira barreira de um 'major' neste ano, depois de já ter atingido a segunda eliminatória em Roland Garros (França).

"Mais uma vitória num 'Grand Slam' e sem dúvida especial por ter sido aqui em Wimbledon, um torneio tão emblemático", declarou.

Sousa, de 27 anos, que se tornou o primeiro tenista português com estatuto de cabeça de série em Wimbledon, vai defrontar na segunda ronda o norte-americano Dennis Novikov, 145.º da hierarquia, que se impôs ao australiano Luke Saville em quatro 'sets', por 4-6, 6-4, 7-5 e 6-4.

Lusa

  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Já há destinos esgotados para o Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscoa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.

  • As crianças que estão a morrer à fome em África

    Mundo

    A UNICEF alertou esta terça-feira que a má nutrição aguda que afeta a Nigéria, Somália, Sudão do Sul e Iémen coloca este ano em "iminente" risco de morte 1,4 milhões de crianças devido à fome que existe naqueles países. São milhares de casos de um incessante desespero numa luta diária pela sobrevivência.

  • Cães desfilam no Rio de Janeiro
    1:00

    Mundo

    O tradicional cortejo de Carnaval brasileiro só acontece daqui a uns dias, mas no Rio de Janeiro já há inúmeros desfiles pelas ruas. Na praia de Copacabana, os animais mascararam-se de humanos.