sicnot

Perfil

Desporto

Governo brasileiro pede mais segurança nos aeroportos após atentado na Turquia

O governo brasileiro anunciou hoje que pedirá um reforço do policiamento nos aeroportos diretamente implicados com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, após os atentados nos aeroportos de Istambul e Bruxelas.

© Ricardo Moraes / Reuters

"Isso acende uma luz amarela para o governo e para as pessoas que vão frequentar os Jogos Olímpicos. Então, vamos pedir que haja maior fiscalização nas áreas públicas dos aeroportos junto ao Ministério da Justiça e, também, de inteligência em cooperação com as agências do mundo todo", disse o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

No Rio de Janeiro, Mauricio Quintella também apresentou o 'Manual do Planejamento do Setor de Aviação Civil' para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que define normas para os terminais de passageiros, a ocupação de pátios e pistas, os fluxos aeroportuários com vista à chegada de chefes de Estado, entre outras.

O ministro referiu que o documento será a 'Bíblia' dos aeroportuários dos 40 aeroportos que funcionarão sob regime especial durante o maior evento desportivo do mundo.

A procura estimada nos aeroportos será de cerca de um milhão de pessoas, entre atletas, membros de delegações e turistas durante o evento.

São esperadas delegações de 206 países e mais de 100 chefes de Estado, sendo que a estimativa para o dia da abertura do evento, a 05 de agosto, é de que os aeroportos do Rio de Janeiro registem entre 900 e mil movimentos de aeronaves executivas.

O atentado terrorista de terça-feira à noite no aeroporto Ataturk, em Istambul, matou, pelo menos, 41 pessoas, 13 delas estrangeiras, e feriu 239.

Em março, os atentados no aeroporto e numa estação de metropolitano de Bruxelas, causaram 32 mortos e mais de 300 feridos.

Lusa

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52
    Tempo Extra

    Tempo Extra

    3ª FEIRA 23:00

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que o blogue de Hugo Gil, associado ao Benfica, partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • Fredy Montero é reforço do Sporting

    Desporto

    O colombiano Fredy Montero está de regresso ao Sporting, anunciou o clube. O avançado de 30 anos já tinha vestido a camisola dos leões entre 2013 e 2015, antes de passar pelos chineses do Tianjin Teda e nos canadianos dos Vancouver Whitecaps.

  • Quando o frio até as pestanas congela

    Mundo

    Os termómetros desceram até aos - 67º Celsius em Yakutia, 5.300 quilómetros a Este de Moscovo, na Rússia. Nesta região, os estudantes estão habituados a manter as rotinas, mesmo quando as valores chegam aos - 40º Celsius, mas esta terça-feira as autoridades encerraram escolas e aconselharam a população a ficar em casa, longe do frio que até as pestanas congela.

    SIC

  • Governo vai proibir refeições nos monumentos com estatuto de panteão
    0:53

    País

    O Governo vai acabar com as refeições no Panteão Nacional e em edifícios com estatuto semelhante, como os mosteiros dos Jerónimos e da Batalha. A decisão foi anunciada esta terça-feira pelo ministro da Cultura, no Parlamento. Luís Filipe Castro Mendes esclareceu que a decisão surge no âmbito da revisão do regulamento sobre os monumentos.