sicnot

Perfil

Desporto

Obras do metro para os Jogos Olímpicos podem parar por falta de verbas

O secretário dos Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Vieira, disse hoje à RJTV que a obra da linha 4 do metropolitano da cidade, essencial para os Jogos Olímpicos Rio2016, pode parar a qualquer momento.

© Ricardo Moraes / Reuters

Segundo Rodrigo Vieira, citado pela RJTV, o Estado do Rio de Janeiro perdeu todos os prazos para os pagamentos e a dívida já chega a 350 milhões de reais (97,2 milhões de euros).

A declaração surgiu depois de, na terça-feira, a Secretaria do Tesouro Nacional ter informado que não será concedido ao Estado do Rio de Janeiro, que enfrenta uma grave crise financeira, aval para a contratação de um empréstimo de 989 milhões de reais (263 milhões de euros) para terminar a obra.

Segundo a RJTV, o secretário de Fazenda (Finanças) do Rio de Janeiro, Júlio Bueno, encontra-se na capital do país, Brasília, para tentar resolver o impasse.

No total, 6.000 pessoas trabalham na expansão do metropolitano.

Na semana passada, a Secretaria dos Transportes do Estado do Rio de Janeiro disse à agência Lusa que 96% das obras já estavam concluídas e que a linha 4 seria inaugurada a 1 de agosto.

Os Jogos Olímpicos Rio2016 começam a 5 de agosto e terminam no dia 21 do mesmo mês.

Lusa

  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Prioridades para a CGD: cortar custos e aumentar receitas
    2:16

    Caso CGD

    O principal objetivo do plano estratégico para a Caixa Geral de Depósitos, a que a SIC teve acesso, é cortar custos e aumentar receitas. A grande aposta da nova administração passa por apertar as regras para emprestar dinheiro e, por outro lado, recuperar o crédito que não está a ser pago.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.