sicnot

Perfil

Desporto

Obras do metro para os Jogos Olímpicos podem parar por falta de verbas

O secretário dos Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Vieira, disse hoje à RJTV que a obra da linha 4 do metropolitano da cidade, essencial para os Jogos Olímpicos Rio2016, pode parar a qualquer momento.

© Ricardo Moraes / Reuters

Segundo Rodrigo Vieira, citado pela RJTV, o Estado do Rio de Janeiro perdeu todos os prazos para os pagamentos e a dívida já chega a 350 milhões de reais (97,2 milhões de euros).

A declaração surgiu depois de, na terça-feira, a Secretaria do Tesouro Nacional ter informado que não será concedido ao Estado do Rio de Janeiro, que enfrenta uma grave crise financeira, aval para a contratação de um empréstimo de 989 milhões de reais (263 milhões de euros) para terminar a obra.

Segundo a RJTV, o secretário de Fazenda (Finanças) do Rio de Janeiro, Júlio Bueno, encontra-se na capital do país, Brasília, para tentar resolver o impasse.

No total, 6.000 pessoas trabalham na expansão do metropolitano.

Na semana passada, a Secretaria dos Transportes do Estado do Rio de Janeiro disse à agência Lusa que 96% das obras já estavam concluídas e que a linha 4 seria inaugurada a 1 de agosto.

Os Jogos Olímpicos Rio2016 começam a 5 de agosto e terminam no dia 21 do mesmo mês.

Lusa

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, ainda durante o mês de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano, vão ser contratados novos assistentes de bordo. Ainda assim, o sindicato diz que não chega.

  • "Facilitámos muito no lance do 5-1 e não pode ser"
    1:09

    Desporto

    No final do jogo, o treinador do Desportivo de Chaves, Luís Castro, admitiu o domínio completo do Sporting durante todo o encontro. Já Jorge Jesus deixou elogios a Daniel Podence, que foi aposta para este jogo. O treinador do Sporting ficou satisfeito com a exibição mas não gostou de sofrer o golo de honra da equipa flaviense.