sicnot

Perfil

Desporto

Obras do metro para os Jogos Olímpicos podem parar por falta de verbas

O secretário dos Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Vieira, disse hoje à RJTV que a obra da linha 4 do metropolitano da cidade, essencial para os Jogos Olímpicos Rio2016, pode parar a qualquer momento.

© Ricardo Moraes / Reuters

Segundo Rodrigo Vieira, citado pela RJTV, o Estado do Rio de Janeiro perdeu todos os prazos para os pagamentos e a dívida já chega a 350 milhões de reais (97,2 milhões de euros).

A declaração surgiu depois de, na terça-feira, a Secretaria do Tesouro Nacional ter informado que não será concedido ao Estado do Rio de Janeiro, que enfrenta uma grave crise financeira, aval para a contratação de um empréstimo de 989 milhões de reais (263 milhões de euros) para terminar a obra.

Segundo a RJTV, o secretário de Fazenda (Finanças) do Rio de Janeiro, Júlio Bueno, encontra-se na capital do país, Brasília, para tentar resolver o impasse.

No total, 6.000 pessoas trabalham na expansão do metropolitano.

Na semana passada, a Secretaria dos Transportes do Estado do Rio de Janeiro disse à agência Lusa que 96% das obras já estavam concluídas e que a linha 4 seria inaugurada a 1 de agosto.

Os Jogos Olímpicos Rio2016 começam a 5 de agosto e terminam no dia 21 do mesmo mês.

Lusa

  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52

    Desporto

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que um blogue associado ao Benfica partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • O último adeus às vítimas da tragédia de Vila Nova da Rainha
    1:37

    País

    As cerimónias fúnebres das oito vítimas mortais do incêndio na Associação de Vila Nova da Rainha realizaram-se esta terça-feira. Três delas ocorreram em simultâneo na povoação do concelho de Tondela que, no passado sábado, viu a tragédia bater-lhe à porta.

  • Fóssil humano mais antigo encontrado em Portugal entregue ao Museu de Arqueologia
    3:42

    País

    O mais antigo fóssil humano até hoje encontrado em Portugal, o "Crânio da Aroeira", foi entregue no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Em 2014, o fóssil foi encontrado pela equipa do arqueólogo João Zilhão perto de Torres Novas e foi restaurado e estudado na Universidade Complutense de Madrid, durante dois anos e meio.

  • De "lambe rabos" a "labrego", a polémica entre Rodolfo Reis e Bruno de Carvalho
    1:30
  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14